A cada ano, novas micro e pequenas empresas entram no mercado brasileiro, e aproximadamente 70% delas fecham as portas antes de cinco anos de funcionamento. Um gerenciamento financeiro ineficiente e a falta de uma planilha de gastos mensais, bem como a falta de conhecimento acerca do fluxo de caixa, são alguns dos principais fatores causadores desse cenário. Tais questões costumam ocorrer com certa frequência no meio empresarial, principalmente por passarem despercebidas pelos gerenciadores financeiros das micro e pequenas empresas.
Muitos desses micro e pequenos empreendedores, ao não realizarem o controle adequado do fluxo de caixa e não disporem de planilhas de gastos mensais, por exemplo, perdem a noção do montante que está de fato disponível no caixa da empresa ao final do mês. Isso pode ser prejudicial à saúde financeira do empreendimento, pois pode gerar uma falsa sensação de que o negócio está lucrando mais do que realmente está e acabar levando o gerenciador financeiro a gastar mais do que poderia, causando endividamento. Ter um controle eficiente das contas a pagar e a receber, utilizando de uma planilha de gastos no Excel, por exemplo, é de extrema importância nesse cenário, não só para que se possa tomar decisões com maior embasamento financeiro, mas também para direcionar os investimentos da melhor maneira.
Outro fator bastante comum nessas empresas é a precificação inadequada dos produtos/serviços oferecidos. É essencial ter o conhecimento detalhado sobre os custos de um produto ou serviço para que seu preço seja coerente e forneça uma boa margem de lucro. Ao pesquisar sobre os preços dos fornecedores, é recomendável fazer uma planilha de orçamento para descobrir qual deles fornecerá um melhor custo benefício para seu estabelecimento. Grande parte dos micro e pequenos empreendedores baseiam os preços dos seus produtos no preço dos concorrentes, o que pode resultar na venda por um preço que não traz retorno lucrativo, ou mesmo que sustente sua própria produção. Essa precificação inadequada e, principalmente, quando não acompanhada de uma planilha de gastos mensais, pode comprometer seriamente a sobrevivência da empresa e, muitas vezes, sem que o gerenciador financeiro perceba.
Um dos pontos mais críticos em relação ao gerenciamento financeiro (principalmente de pequenos negócios) é a separação entre as finanças pessoais e empresariais. Quando isso não está bem estabelecido, inúmeras dificuldades podem decorrer – principalmente no fluxo de caixa – e o empreendedor pode perder de fato o controle das finanças. Afinal, caso não consiga separar as coisas, ele corre o risco prejudicar o capital do seu negócio, que não terá recursos suficientes para se sustentar. A partir daí, como consequência, podem surgir débitos que não poderão ser pagos e cujos atrasos culminarão em juros elevados. O cenário ainda pode piorar, caso o empresário precise vender patrimônios pessoais para resolver essa situação. Diante disso, as planilhas de gastos mensais e de receitas, assim como um gerenciamento financeiro eficiente, tornam-se indispensáveis para contornar esses potenciais riscos e estruturar seu negócio financeiramente.
Diante do que foi mencionado, pode-se concluir o quão imprescindível é ter um controle adequado das finanças da sua empresa. A saúde de um negócio depende fortemente do controle de gastos realizado e de um planejamento financeiro eficiente no sentido de evitar prejuízos e dívidas. Quando há essa organização, é possível, inclusive, dispor do auxílio de planilhas, como uma planilha de gastos no Excel, para realizar o acompanhamento e levantamento de dados cruciais acerca da saúde financeira do seu negócio, para que ele não seja mais um dentre aqueles que precisam fechar as portas devido à ineficiência do gerenciamento financeiro.