Como tirar sua ideia do papel sem comprometer o futuro do seu negócio

Compartilhe:

Imagem de Plano de Negócios

Você sente dificuldades ao tentar implementar suas ideias ao seu negócio? Sente que realizar um investimento é uma ação de alto risco? Como é possível mensurar o risco e assim diminuir as incertezas do seu negócio? Segundo estudos do SEBRAE, cerca de 50% das micro e pequenas empresas encerram suas operações em menos de 4 anos. Esse número se dá principalmente por dois motivos, sendo eles a dificuldade de se estabelecer no mercado com uma baixa capacidade de recursos financeiros e a quantidade de incertezas que existem ao empreender. O segundo tem como exemplo o conhecimento do seu público-alvo e de sua demanda, além de um estudo de viabilidade assertivo.

A falta da análise de investimentos, e principalmente de um estudo de viabilidade aliado com a ausência do entendimento sobre as tendências do mercado e dos seus consumidores, são responsáveis por grande parte das incertezas. A falta de um plano de negócios eficiente é um erro que mesmo recorrente, ainda é subestimado por grande parte dos empresários e, em grande parte, a ausência dele contribui para o aumento da estatística acima.

É vital para qualquer empreendedor o conhecimento da sua estrutura organizacional e de suas metas a longo prazo, como traça-las e, principalmente, qual a melhor estratégia para alcança-las. De acordo com a atual situação do país, é de extrema importância estar não apenas atualizado com o mercado, mas também entender suas tendências e assim tentar sempre estar um passo a frente de sua concorrência. Mas será que todas as tendências e oportunidades de expansão te levarão ao seu objetivo final? A análise de investimentos é uma peça-chave, porém não muito explorada por uma grande gama de empresários, geralmente por falta de conhecimento da ferramenta. O estudo de viabilidade é uma das principais maneiras de reduzir a quantidade de incerteza ao realizar um grande investimento por meio de uma maior quantidade de informações relacionada.

Oportunidades de expansão, por mais que pareçam tentadoras, são mais complexas do que parecem. Ter o entendimento do mercado consumidor, dos seus concorrentes e dos possíveis gastos que isso te levará é de extrema importância para que sua ideia de fato funcione. Outro ponto muito importante na hora de considerar qual ideia deve ser priorizada é a análise do seu planejamento estratégico. Possuir um plano de negócios e um planejamento estratégico efetivo é o que mantém em ordem a sua estrutura organizacional e um sólido modelo de plano de negócios, e se a ideia não estiver alinhada ao planejamento pode-se tornar um problema futuro para a organização.

Existem vários fatores que precisam de mais detalhamento para serem colocados na prática, e arriscar a sobrevivência do seu empreendimento é muito perigoso. Correr riscos são necessários para o crescimento, mas riscos calculados. Tentar implementar uma ideia a um negócio vai muito além de um simples brainstorm. É necessário embasamento para que de fato você alcance a aceitação do consumidor. Se tratando de um estabelecimento com recursos mais limitados, a necessidade de um modelo de plano de negócios se torna cada vez mais eminente, pois se tratando de poucos recursos existe uma menor margem de erro, e a assertividade do plano de negócios aliada com a análise de investimentos torna o que antes se tratava de uma aposta em um movimento embasado em dados.

Considerando os pontos abordados no texto, podemos perceber que a análise de investimentos vai além de uma percepção do ambiente interno da empresa, e que é necessário um reconhecimento dos pontos externos para colocar em prática inovações em um estabelecimento.

Autor: Rafael Ramos De Lima Santos – Consultor de Projetos

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×