Em qualquer tipo de empreendimento que possua processos definidos, é essencial que se tenha o conhecimento das medidas de tempo das tarefas. Para isso, um estudo e análise do tempo deve ser realizado, para que se possa, por exemplo, identificar quais atividades não agregam valor e permitir redução de custos de processos ou produtos.
A cronoanálise basicamente é uma ferramenta de qualidade que tem como objetivo estimar e otimizar todas as tarefas de uma empresa. Sua execução ajuda com que o proprietário tenha ciência de como seu negócio funciona com maior clareza, pois ela informa com dados quais são os temos médios para se fabricar um produto e de qual forma de fabricar é mais eficaz. Esse tipo de estudo não apenas nos indica os tempos dos processos, mas também a capacidade produtiva da mão-de-obra, das máquinas e dos processos.
Para se realizar uma cronoanálise, é necessário ter um mapeamento simples das funções para que se possa conseguir dividir os processos corretamente e medir os tempos de cada tarefa. A partir disso, são realizadas as cronometragens dos tempos de ciclo dos produtos, ou seja, todas as operações até que o produto seja finalizado e o lead time, que é o tempo corrido desde que o cliente realizou o pedido até a sua entrega.
Em seguida, é feito a análise da linha da produção para poder identificar quais processos são possíveis gargalos. Esse tipo de diagnóstico é imprescindível para alinhar os demais processos produtivos e otimizar o tempo de produção. A terceira etapa da parte operacional da cronoanálise são as medidas de tempo dos setups (programação/preparação da máquina antes do processo de produção) das máquinas, para que se calcule a eficiência e produtividade dos equipamentos.
Após a fase de coleta de dados, são realizadas análises a fim de definir qual é o tempo padrão para cada uma das operações da linha de produção, sua produtividade, o ritmo de trabalho com base nos gargalos identificados e a taxa de tolerância da produção (variação máxima permitida na produção). Tal etapa é a principal geradora de resultados e produz insumos para a elaboração de cronogramas de produção mais alinhados às demandas e prazos dos clientes, possibilitando que a empresa realize uma previsão exata de quando irá realizar as entregas.
Por fim, depois de todos esses aspectos supracitados, podemos concluir que a execução de uma cronoanálise é de suma importância para quem não possui o conhecimento do tempo padrão para realização de todas as operações, principalmente o lead time, que é o principal para o cliente. Com um empreendimento operando na sua máxima produtividade, com o máximo de processos desnecessários eliminados e no melhor tempo possível, as chances de sucesso do negócio se potencializam cada vez mais.
Autor: Pedro Henrique Reis Correa – Gerente de Projetos