Sete maneiras de sua empresa perder dinheiro

Compartilhe:

lean

É comum que indústrias e empresas tenham problemas de perda de produtividade e qualidade, desperdício de material e tempo. Uma maneira de resolver essas questões é por meio do Lean Manufacturing, ou produção enxuta.

Um projeto piloto desenvolvido pelo Senai em empresas paranaenses, aplicou os métodos e conceitos da produção enxuta e resultou no aumento da produtividade, em média, entre 33% e 63%.

Junto a isso, com esse projeto houve uma redução de 94% no tempo de movimentação dos funcionários e uma diminuição de 28% no tempo de montagem dos produtos.

As ferramentas do Lean Manufacturing são trabalhadas e pensadas para a eliminação de sete tipos de desperdícios, que muitas vezes não são lembrados pelos donos das empresas.

Defeitos de Fabricação

Os defeitos de fabricação podem resultar na insatisfação do cliente e causar danos à imagem da empresa. Junto a isso, há o aumento dos custos devido ao tempo e matéria prima necessária para a reposição desse produto defeituoso.

A existência de gargalos no sistema de produção e a falta do controle de qualidade, são alguns dos principais causadores desse desperdício. Além da falta de uma inspeção e de medidas de prevenção contra erros.

LeanManufacturing, SistemadeProdução, ProduçãoPuxada, ProduçãoEnxuta, CustodeProdução, ProduçãoemMassa.

Excesso de produção

            O excesso de produção resulta em um aumento no estoque de produtos acabados, fazendo que alguns produtos se tornem obsoletos e há um aumento do custo para mantê-los até que sejam vendidos. Além do mais, há o risco desses produtos não serem vendidos.

As principais causas para isso são: algum desequilíbrio na linha de produção, um planejamento da produção errôneo, ou então grandes incentivos para aumentar o volume de vendas.

Transporte

O desperdício de transporte se baseia no movimento desnecessário de material, ferramentas, pessoas e equipamentos. Isso gera perda de tempo, retrabalho e, consequentemente, de dinheiro.

Os principais motivos desse desperdício são um local de trabalho desorganizado, um fluxo complexo de materiais, um layout de equipamentos ruim e um planejamento da rota do produto ineficiente.

Espera

            Esse desperdício consiste em tempo de espera, seja de ociosidade humana ou de equipamentos. Ele ocorre quando os funcionários são obrigados a esperar desnecessariamente por conta de atrasos na chegada de recursos ou materiais.

São os principais motivos disso: falta de material ou atraso, tempo de setup longo, processos desbalanceados e um superdimensionamento da equipe.

LeanManufacturing, SistemadeProdução, ProduçãoPuxada, ProduçãoEnxuta, CustodeProdução, ProduçãoemMassa.

Excesso de estoque

Esse desperdício ocorre quando há um estoque excessivo de matérias-primas e insumos. Isso ocasiona em um maior custo para a empresa, pois aumenta a manutenção desse inventário e diminui o espaço disponível.

A produção excessiva, lotes de grande tamanho e a falta de planejamento do departamento de compras são alguns dos motivos para a ocorrência desse desperdício.

Excesso de movimentação

            O excesso de movimentação acontece quando os operadores realizam movimentos desnecessários do corpo ao executar uma tarefa, como procurar, flexionar, elevar ou abaixar. Muitas vezes, esse desperdício atrasa o início dos trabalhos e interrompe o fluxo de atividades.

Os principais causadores desse desperdício são um ambiente de trabalho desorganizado, um fluxo de materiais confuso e instruções de trabalho não padronizadas.

Excesso de processamento

            Esse excesso refere-se aos processamentos que não agregam valor ao produto, etapas que não alteram a qualidade final do produto e que aumentam o tempo de produção.

Isso ocorre quando as instruções de trabalho são mal elaboradas, quando há mudanças frequentes na engenharia do produto e quando falta objetividade nas especificações do cliente.

Concluindo, o Lean Manufacturing é um conjunto de práticas que são realizadas afim de eliminar esses desperdícios. É uma ótima maneira de se ter uma produção mais enxuta, diminuindo os custos de produção.

Para saber mais sobre como eliminar os seus desperdícios, acesse.

           Autor: Leonardo Arantes – Diretor de Projetos

Linkedin https://www.linkedin.com/in/leonardo-arantes-4916a2187/

 

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

Abrir bate-papo
Escanear o código
Ápice Consultoria Jr.
Olá 👋
Como posso te ajudar?