Os alicerces de qualquer ação ou planejamento futuro são os dados financeiros e previsões de ganhos da empresa. Assim, é visível que dispor de um bom controle financeiro empresarial é essencial.
Nessa época de conturbação de estado do mercado, devido à pandemia, as incertezas cercam as empresas brasileiras. Nunca foi tão necessário ter um conhecimento pleno da saúde financeira do seu estabelecimento, principalmente para traçar novas metas mais condizentes com o cenário ou adequar metas antigas.
Em suma, esse controle tem diversas vantagens. Tais como:
- Conhecimento real das finanças da empresa;
- Análise para investimentos e planejamentos mais assertivos;
- Conhecimento da margem de lucro de cada produto;
- Previsão para excesso de fundos ou falta dele.
Visão global da empresa
O controle financeiro proporciona ao gestor uma visão global da situação financeira da sua empresa e dos recursos disponíveis. Logo, se existe algum desperdício ou falta de verba, o problema pode ser diagnosticado com facilidade e ser rapidamente resolvido.
Um bom controle das finanças, de forma geral, fornece à empresa a possibilidade de prever e evitar riscos, garantir o crescimento contínuo do negócio e ter melhores diretrizes comerciais e administrativas.
Principais pontos de um controle financeiro
- Separar uma conta específica para a empresa
Não misturar contas pessoais dos sócios com as despesas da empresa é vital para o registro correto das finanças. Essa separação evita o comprometimento do Fluxo de Caixa e a distorção dos custos das operações da empresa.
- Conhecer as principais despesas
Gastos com pessoal, matéria-prima, fornecedores e infraestrutura são alguns exemplos de fontes de despesa que devem ser devidamente mapeadas.
- Desenvolvimento de um planejamento financeiro
Um planejamento financeiro é essencial para a definição dos objetivos, onde se quer chegar e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados.
- Desenvolvimento de um Fluxo de Caixa
É no Fluxo de Caixa que todos os lançamentos diários serão descritos, permitindo a previsão de lançamentos futuros. Ele é a principal ferramenta para qualquer controle das finanças empresariais.
Obstáculos ao fazer um controle financeiro
Administrar as finanças de uma empresa parece ser uma tarefa bastante morosa e complicada, e realmente será se for feita através de planilhas simples e programas de computador isolados.
São inúmeros os detalhes e as movimentações financeiras feitas que devem ser devidamente acompanhadas, como acompanhamento de caixa, banco, clientes, estoques, fornecedores, entre outros.
Como nós fazemos?
A Ápice Consultoria Jr. começa um projeto de Controle Financeiro com um acompanhamento geral da rotina da empresa. Identificando e registrando todos os processos financeiros internos.
Então, é feita a elaboração de um fluxo de caixa que atenda às demandas do cliente, de forma totalmente personalizada, juntamente ao mapeamento dos custos da empresa.
Finalmente, são validadas todas as análises feitas e indicadores desenvolvidos durante o projeto, juntamente à elaboração de planos de ação. Também é feito um relatório final do projeto. Assim, ocorre a entrega final.
É um processo complexo, por isso a equipe da Ápice Consultoria Jr. conta com consultores preparados e dedicados, focados em oferecer sempre um serviço com máxima qualidade e totalmente personalizado, alinhado às demandas do cliente.
Considerações Finais
É notável que um controle financeiro de qualidade é imprescindível para que a empresa se mantenha saudável em meio aos inúmeros gastos e oscilações do mercado atual.
Cabe ao gestor identificar a melhor forma possível de providenciar esse processo, visando sempre o bem-estar da sua empresa e contemplando os principais pontos para um bom controle financeiro citados acima.
Se você se identificou com os pontos levantados durante esse artigo e está em busca de ajuda profissional de excelência, entre em contato conosco.
Autor: João Vitor Henriques