PARA QUE SERVE UM PLANO DE NEGÓCIO?
Algumas habilidades são exigidas das pessoas que decidem tornar-se empreendedoras. Tais como planejar, formar equipes, liderar, negociar, resolver problemas, entre outras. Assim, o plano de negócios tem como objetivo identificar as oportunidades como uma ferramenta de auxílio ao processo de planejamento estratégico, no âmbito da gestão de novos empreendimentos. O modelo é representado, a fim de minimizar os erros e aumentar as possibilidades de sucesso dentro do setor desejado, especialmente em época de quarentena, onde os riscos são ainda maiores.
Pode-se observar que o plano de negócios ou projeto de negócios, pode ser usado como um instrumento dinâmico de implementação da estratégia da empresa, tornando-se uma ferramenta fundamental de gestão. Tal ferramenta auxiliará o empreendedor a conseguir o sucesso almejado ou então mostrará a esse mesmo empreendedor que o momento não é propício para o negócio desejado, evitando assim decepções futuras. Sendo então além de tudo, uma análise de viabilidade.
É notório também que a importância do planejamento estratégico está na captação, elaboração e, principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de estudo de viabilidade econômica e mercadológica. Isto possibilitará ao empreendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura e/ou manutenção da sua empresa, além de reduzir o risco de fracasso antes de iniciar as atividades ou expandir o empreendimento.
O MAIOR OBJETIVO DA APLICAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS
A partir da idealização do negócio, entende-se que o empreendedor busque e adquira conhecimento sobre o ramo mercadológico no qual deseja atuar e, com isso, notar as dificuldades que poderão surgir. Nesse sentido, o ato de planejar está intimamente associado em limitar antecipadamente os objetivos almejados pela organização, observando e metrificando os recursos que serão empregados para isto.
Ademais, com este modelo é possível ter uma visão geral da integração de conhecimentos de diversas áreas da empresa, obtendo dessa forma uma percepção de todo complexo, para então ter sucesso na estruturação do negócio. Ou seja, com a análise das informações contidas nele, o administrador consegue perceber, com mais clareza, para onde ir e como chegar onde se propôs, além de poder assinalar potenciais parcerias, esclarecer objetivos, definir metas e acompanhar o crescimento da organização de forma geral.
COMO A FERRAMENTA PODE GERAR SUCESSO PARA O SEU NEGÓCIO?
A prática do empreendedorismo mostra-se cada vez mais frequente no Brasil como opção de carreira, principalmente no momento em que estamos enfrentando com a pandemia no mundo. Entretanto, tal prática convive com a falência de muitas organizações em decorrência da desmotivação dos empresários para utilizarem ferramentas gerenciais capazes de profissionalizar suas atividades e concretizar uma estratégia a partir de dados assertivos analisados e estudados pelo projeto de negócios.
A ferramenta deve ser vista como uma pesquisa essencial para a gestão do empreendimento. Afinal, o simples exercício da sua elaboração implica em um grande aprendizado, onde o empreendedor consegue respostas efetivas de perguntas mínimas referentes à sobrevivência do seu empreendimento: “o quê? quando? como? onde? a que custo?”. Iniciar um novo negócio sem ter embasamento técnico dessas questões pode gerar grandes dores de cabeça em um futuro próximo.
Dessa forma, o planejamento é uma função estratégica. No entanto, na maioria das vezes, acaba sendo colocada em segundo plano pelos empresários. Vale ressaltar que o exercício da viabilidade de projetos, bem como o plano financeiro de uma empresa, quando feito da maneira correta, acabar por aumentar a probabilidade de longevidade do seu negócio.
O termo planejamento assume a característica essencial para uma organização, sendo de suma importância para a mesma, pois, a partir do plano definido, pode-se ter bem definido onde a empresa quer chegar, de que forma e o que fazer para tal. Por isso, diante do exposto, separe um tempo para investir na execução do plano de negócios da sua empresa e aposte nessa ferramenta como uma maneira de crescer no mercado e alcançar excelentes resultados.
Autora: Laira Aldenucci (Linkedin)