O que é precificação?
Precificação de produtos ou serviços é atribuir um valor econômico para seu produto ou serviço, simples né? No entanto, muitos empresários cometem erros na hora de precificar.
Precificação é um processo simples e muito importante para seu negócio. Para que se possua uma precificação eficiente e assertiva é necessário que se estabeleça uma estratégia, um planejamento. Afinal, é o preço do produto ou serviço que define a obtenção de lucro.
Vantagens de uma precificação bem executada
Antes de debatermos métodos para se realizar uma precificação, é necessário compreender a importância da precificação.
Ela te permite uma visão clara do lucro do seu negócio. Uma vez que se possui bem definido o preço de cada produto ou serviço, é possível que se compreenda mais acerca dos lucros e que se façam projeções mais assertivas e condicentes com a realidade.
Ela te permite maior competitividade. Com um preço bem definido, é possível estabelecer melhor o posicionamento do seu produto ou serviço no mercado. Com conhecimento do preço da concorrência e do preço que se pretende trabalhar, é possível definir estratégias de mercado que irão assegurar a competitividade do negócio.
Ela permite maior conhecimento do seu mercado, com a precificação é possível compreender quem é o público alvo do produto ou serviço em questão. Vendas em maiores quantidades e menor preço, ou vendas em menor quantidade e em maior preço? Como estabelecer uma boa promoção sem perder dinheiro?
A precificação te permite ter controle e conhecimento acerca de tudo isso e mais.
Como precificar?
Agora sabemos os impactos e a importância de uma boa precificação você pode estar se perguntando. Como calcular o preço de venda afinal?
Vamos abordar os dois métodos mais utilizados na hora de se realizar uma precificação. A precificação baseada em concorrência e baseada em markup.
Como calcular a precificação baseada em concorrência?
Para realizar a precificação se baseando na concorrência, como o próprio termo já nos diz, é necessário saber o preço da concorrência e com base no preço deles, define-se o preço desejado, podendo ele ser maior, menor ou na mesma média que os concorrentes.
Deve-se atentar na hora de realizar esse método, pois, uma vez que se estabelece um valor menor que a concorrência, sem se atentar aos custos de produção, isso pode resultar num prejuízo no final das contas.
Como calcular markup?
A precificação baseada em markup é o método que é mais comummente aplicado na hora de se realizar precificações.
Neste método, deve-se calcular todos os gastos na hora de produzir o produto ou realizar o serviço, ou seja, deve-se compreender tantos seus gastos fixos (gastos necessários para manter o negocio operante) quanto seus gastos variáveis (gastos que são influenciados pela escala produção ou venda).
Após possuir os custos, define-se previamente uma margem de lucro sobre o produto ou serviço. Após somar tudo, obtém-se o preço do produto ou serviço.
Em suma, basicamente, soma-se os custos com o lucro que se deseja obter.
Vale lembrar que estes são os métodos mais utilizados na hora de realizar uma precificação, no entanto existem outros.
Considerações Finais
É notável que uma análise de precificação de qualidade é imprescindível para que a empresa se mantenha bem posicionada frente ao mercado e aos concorrentes.
Cabe ao gestor identificar a melhor forma possível de providenciar esse processo, visando sempre o bem-estar da sua empresa e contemplando os principais pontos para uma boa margem de lucro.
Se você se identificou com os pontos levantados durante esse artigo e está em busca de ajuda profissional de excelência, entre em contato conosco.
Autor: Paulo Vilarino (Linkedin)