A comunicação efetiva dentro das empresas se tornou, mais do que nunca, uma ação de extremo valor para seu sucesso. Isso se deve pelas práticas que beneficiam de inúmeras formas o ambiente, o processo, as relações entre os colaboradores e chefes dentro da empresa, que contribuem muito para seu crescimento.
Porém, ainda é vista, em alguns momentos, uma negligência sobre esse assunto, o que pode acarretar em problemas e desacelerar o sucesso da empresa.
Isso pode acontecer, pois a falta da comunicação gera uma liderança incompleta em colaboradores perdidos e desmotivados, uma maior possibilidade de atrito e rixas, além de baixa motivação e um ambiente não profícuo.
Nesse sentido, percebe-se a grande necessidade e importância de se manter uma comunicação efetiva dentro do seu ambiente de trabalho, com o intuito de minimizar os problemas e aumentar os benefícios coletivos como o aumento da produtividade.
Mas como é possível fazer isso? Uma solução muito efetiva e cirúrgica é a implementação da cultura do feedback.
Entendendo o feedback
Para começar a implementação da cultura do feedback, é necessário primeiro entender o que é feedback e sua importância.
Feedback é usado no meio empresarial e pessoal, e remete a ação de dar um retorno sobre alguma tarefa ou comportamento. Esse retorno pode ser tanto positivo, quanto negativo, mas sempre de forma construtiva, e se for feito de uma maneira assertiva, pode trazer vários benefícios para quem faz, para quem recebe e para a empresa.
Dentre seus vários benefícios estão o aumento da motivação dos funcionários, a criação de uma relação de confiança entre os membros da empresa, a transformação e o amadurecimento do clima organizacional, aumento da cooperação entre os membros, além de várias vezes, com sua prática bem estruturada, aumentar a produtividade e os lucros do empreendimento.
Uma das principais vantagens e consequências do uso do feedback é a sua utilidade para contribuir para a tomada de decisões.
Com retornos sobre seu comportamento ou seu trabalho, o indivíduo pode atuar de diversas maneiras em cima dessas informações, melhorando o seu trabalho, corrigindo pontos importantes que deixou passar ou mudando e fazendo correções em seu comportamento para melhorar o clima e o ambiente da empresa, de um grupo ou entre duas pessoas.
Pode ainda reforçar seus pontos fortes e assegurar de que está no caminho certo, através do feedback positivo.
O que é a cultura do feedback e como implementá-la
A cultura do feedback é uma prática que busca, de uma maneira assertiva, ajudar as pessoas em vários momentos no meio profissional e pessoal.
Essa cultura estará realmente em prática quando os colaboradores não possuírem mais receio de dar e receber o retorno de seu desempenho, tornando esta prática como algo intrínseco ao plano de desenvolvimento pessoal e profissional, e por consequência, da própria evolução da empresa.
A implementação da cultura do feedback é um processo que demanda tempo e esforço de todos os membros da empresa.
Para ela ocorrer, deve-se seguir alguns passos e instruções, mas sempre lembrando que cada empresa possui uma realidade diferente.
Desta forma, o modo de implementá-la pode ser diferente entre empresas ou até mesmo entre setores internos de uma mesma empresa.
Para uma implantação eficiente, toda a equipe deve se envolver nesta prática. Porém, é fundamental que todos estejam cientes de seu conceito, objetivo e resultados esperados.
Portanto, os primeiros passos para sua implantação passam pelo treinamento conceitual e a conscientização de sua importância. O amadurecimento pessoal e profissional é premissa importante para uma boa qualidade do feedback.
Fazer um planejamento prévio do que vai ser abordado, saber se expressar na medida correta, saber ouvir, respeitar as pessoas e seus limites, focar nos pontos relevantes, são apenas alguns dos itens necessários para um bom feedback na prática.
O uso desta ferramenta é típico do processo de melhoria contínua. Quanto mais se pratica, melhor e com mais qualidade serão os eventos.
Autor: Victor França Moreira (Linkedin)
Ótimo texto!