A Filosofia Lean Manufacturing

Compartilhe:

imagem decorativa de lean manufacturing

O Lean Manufacturing, ou melhor, produção enxuta, visa a otimização de processos através da diminuição dos 8 desperdícios, aumentando a eficiência da empresa como um todo.

Antes de explicar sobre como a filosofia de produção enxuta surgiu, é interessante destacar que este método pode ser aplicado em todo tipo de empreendimento, desde de um restaurante até a usinagem.

 

Como nasceu a filosofia do Lean?

O sistema de produção enxuta teve seu início em 1948, no Japão. Ele surgiu com o objetivo de reerguer a economia japonesa, após a derrota na segunda guerra mundial.

Com a economia devastada, o país não conseguia comprar tecnologia do Ocidente e manter suas empresas em constante evolução. Além disso, o Japão tinha um mercado com uma variedade de produtos muito grande, o que exigia a produção de lotes menores, ou seja, não conseguia produzir em massa, como pregava o Fordismo.

Assim, os engenheiros da Toyota, Taiichi Ohno e Eiji Toyoda, começaram a desenvolver o Sistema Toyota de Produção. Esse sistema hoje é conhecido como Lean Manufacturing ou produção enxuta.

Com o objetivo de conhecer o Fordismo, visitou-se, primeiramente, a fábrica da Ford nos EUA, , metodologia que foi considerada a revolução industrial automobilística. Ela consistia em um sistema baseado em esteiras rolantes e produção em massa.

Com esta visita, os engenheiros além de aprender a metodologia que ajudou a popularizar os carros, perceberam que existiam algumas falhas naquele sistema, como estoque parado e muito desperdício.

Foi assim, analisando as principais falhas do Fordismo, que começaram a desenvolver o modelo de produção enxuta. Esse novo modelo tornou-se, então, a metodologia a ser seguida.

 

Mas o que é o Lean Manufacturing?

Como dito anteriormente, não foram os engenheiros da Toyota que criaram o termo “Lean Manufacturing”. Este termo foi criado pelos autores James Womack, Daniel Jones e Daniel Ross, em 1990.

O Lean é uma filosofia de gestão, que deve ser disseminada em toda empresa e tem 4 objetivos principais: reduzir desperdício, melhoria contínua, otimizar processos e melhoria no ambiente de trabalho.

Atualmente, quem “define” o preço do produto é o cliente, pois o mesmo vai avaliar o mesmo produto com os concorrentes e definir sua opção de compra. Assim, a redução de desperdício pode se tornar um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

O desperdício nada mais é que fatores que não agregam valor ao produto que está sendo comercializado sob a perspectiva do cliente.

De acordo com a metodologia, deve-se buscar reduzir os 8 tipos de desperdícios, que são eles: estoques parados, movimentação de pessoas, transporte indevido do produto, espera, superprodução, retrabalho, processamento excessivo e conhecimento dos colaboradores.

O Lean busca sempre a melhoria contínua, ou seja, ele visa atingir resultados cada vez melhores. Assim, avalia-se e melhora-se os processos após um período de tempo. Dessa forma, busca-se melhorias, visando efetuar um ciclo de melhoria.

Otimizando os processos, a empresa consegue diminuir os desperdícios, tornar a produção de seus produtos mais ágeis, aumentar a capacidade produtiva e conseguir atender um mercado maior.

Além da questão humana, a produção enxuta busca manter um ambiente de trabalho bom, visando combater o desperdício e reduzir o afastamento de colaboradores por causa de doenças e acidentes.

 

Mas como implantar o Lean?

A metodologia enxuta como mostrado no texto acima, é a mudança de uma organização como um todo, e o primeiro passo para implantá-la é analisar a fundo todos os processos e a cultura da sua empresa e, assim, usar de ferramentas da produção enxuta para reduzir desperdícios, e tornar a empresa mais competitiva e eficiente no mercado.

São exemplos de ferramentas da produção enxuta: Mapeamento de Fluxo de valor, Kaizen, Kanban, Poka Yoke, SMED, JIT, 5S.

 

Para mais informações sobre como implantar e utilizar as ferramentas do Lean Manufacturing e alavancar o seu negócio, sendo você micro ou grande empresa, agende já uma reunião de diagnóstico gratuita, com duração média de meia hora. Entre em contato conosco, nossa equipe especializada está pronta para entender a sua situação e saber como podemos ajudar.

 

Texto por Lourenço Alves (Linkedin)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×