O que caracteriza um líder?
É bastante comum utilizarmos a palavra líder para designar um cargo superior dentro de uma instituição. Contudo, ser o líder vai muito além de designar funções e cobrar tarefas monótonas de funcionários.
Este deve orientar as pessoas com quem trabalha, buscando não a imagem do chefe que pune, mas sim com o perfil de um líder empático, que quer garantir um bom ambiente de trabalho para sua equipe.
A liderança começa com a proatividade, o simples fato de buscar uma solução nova para o problema encontrado, ou apresentar mudanças que se encaixem na realidade da empresa naquele momento.
Uma das habilidades de líderes mais valiosas é a visão holística, ou visão sistêmica, com a qual o líder é capaz de analisar todos os setores de uma empresa, diante do cenário econômico em que ela está inserida, e assim traçar as estratégias para alcançar os objetivos desejados.
Não obstante, o líder é responsável por garantir a produtividade da sua empresa, extraindo o melhor que seus funcionários têm a oferecer, utilizando seus pontos fortes e promovendo um ambiente de trabalho favorável para atingir as metas da empresa.
Colocando os membros para pensar e desafiando-os constantemente é uma maneira de conseguir incentivar os seus funcionários a se dedicar ao trabalho, e trazer novas soluções para a empresa como um todo.
A Liderança atualmente
Vivemos em uma era em que as mudanças ocorrem a todo momento, em todos os âmbitos do mercado. Junto com estas mudanças, vemos como as empresas mudam o seu comportamento ao longo do tempo. Consequentemente, o que também está em constante mudança é a liderança empresarial.
Como dito anteriormente, antes era comum encontrar empresas hierarquizadas, com cada membro desempenhando uma função estabelecida, e o seu chefe, a pessoa responsável por cobrar de cada funcionário a sua tarefa.
Atualmente, as empresas se baseiam nos seus clientes para tomar suas decisões, e não mais no histórico de sucesso que esta mesma obteve no passado.
A dinâmica mudou. Se antes a ideia de traçar uma estratégia e então colocá-la em prática funcionava, hoje em dia essa relação mudou. Agora a execução e estratégia se entrelaçam, se rearranjando de acordo com as tendências. A ideia de uma única estratégia que foi bem executada no passado não necessariamente vai garantir os resultados da empresa no futuro.
Consequentemente, o líder dentro de uma empresa deve ser o exemplo, deve gerar motivação para todos os membros, inspirando-os a sempre buscar o melhor para a empresa, incentivando a proatividade e a busca por mais conhecimento e informação.
Por fim, cabe também às lideranças empresariais construir uma boa cultura organizacional, isto é, todos os valores e conceitos que norteiam a instituição, fazendo com que todos que ali trabalhem estejam alinhados e busquem o aprendizado contínuo, por meio dos erros e acertos que foram feitos.
Onde começa a liderança
O líder não é apenas a pessoa que tem um cargo superior ao seu, mas também qualquer membro de uma empresa que apresente o comportamento de um líder. Inclusive, gerar este estímulo em seus funcionários é de grande valor para uma empresa. A isto, damos o nome de intraempreendedorismo.
O intraempreendedorismo consiste basicamente em gerar em cada indivíduo o senso de responsabilidade e autonomia, e assim promover o seu desenvolvimento e melhorar seu desempenho. A busca por solucionar problemas e o incentivo dado a cada membro faz aflorar a liderança em cada um.
Assim, entendendo a dinâmica do seu ambiente de trabalho e enxergando todas as possibilidades de inovação e mudança, qualquer pessoa pode se tornar um líder, e contribuir para o sucesso de sua empresa.
Se interessa pelo assunto? Você pode encontrar mais textos de assunto semelhante em: apiceconsultoriajr.com/blog/
Autor: Lucas Rubioli (Linkedin)