No ano passado(2017), se tem dados que nasceram 2.202.622 milhões de empreendimentos no Brasil(Serasa Experian). Segundo os dados dessa pesquisa esté é o maior registro desde que o indicador passou a ser apurado, em 2010. Mas segundo o IBGE, pouco mais de 60% destas empresas fecharam as portas após os cinco primeiros anos, devido a fatores econômicos, inadimplência ou falta de planejamento. A falta de conhecimento sobre o mercado em que se situam, também é um grande fator para um resultado negativo.
Se investir em um novo negócio é algo que gera algumas inseguranças: vou conquistar espaço no mercado? Estou divulgando o meu produto ou serviço com eficiência? O que os consumidores acham do meu produto ou serviço? Como deveria ser o próximo passo? Será que vou conseguir alcançar meu objetivo? Estas são dúvidas comuns em empresas que não tem muitos dados e nem um bom conhecimento tanto do seu consumidor quando do mercado.
Com a incontrolável quantidade de opções e no mercado, muitas empresas perderam sua força, produtos saem de linha, dados que evidencia a importância de ter um contato mais profundo com os seu consumidor. Compreender o consumidor e a forma irracional do processo de tomada de decisão é o caminho para o desenvolvimento de propostas de valor ou recursos de produto para testar no mercado. Assim, as empresas que se anteciparem a esses dados e passarem a utilizá-lo, estarão em vantagem competitiva em relação ao resto do mercado.
Outra falta de conhecimento é a associação dos concorrentes a inimigos. Na atual plataforma do mercado, essa visão prejudica as organizações, que ignoram a possibilidade de estabelecer uma política de bom relacionamento com os concorrentes, fato que, em tempos de crise econômica pode ser benéfico.
Na atual conjuntura do mercado, ter o conhecimento sobre o que seu consumidor está querendo, o que o concorrente está fazendo, a opnião do seu consumidor sobre o seu produto ou serviço, e também como sua empresa está inserida no mercado é imprescindível para o crescimento e também a saúde do próprio empreendimento.