Como a ausência de um planejamento e controle de estoque pode ocasionar em perdas de clientes

Compartilhe:

asfds

A difícil realidade das pequenas e médias empresas no cenário empreendedor brasileiro

Atualmente, grande parte da população economicamente ativa no Brasil tem a ambição de se tornar autônomo. Sendo assim, o número de pequenas e médias empresas tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

 De acordo com estudos, ter um negócio próprio é o principal sonho de 34,5% dos adultos brasileiros, com idade entre 18 e 64. A pesquisa também revela que quatro em cada dez brasileiros são donos de uma empresa, sendo a maioria de pequeno porte.

Entretanto, este sonho comum está se tornando um verdadeiro pesadelo para aqueles que o tem. Segundo dados, no estado de São Paulo, o local mais empreendedor do país, uma a cada quatro empresas encerram os negócios antes mesmo de completar dois anos. Dados que deveriam ligar o sinal de alerta nos brasileiros quando o assunto é abrir o próprio negócio, não é mesmo?

Isso ocorre, principalmente, devido à falta de planejamento e a errônea gestão de processos dos empreendedores. Isto é, em muitos casos, o indivíduo tem uma habilidade ou uma ideia criativa, mas não tem conhecimento técnico de como gerir/administrar um negócio.

 Apesar dos dados apontarem o contrário, o mercado empresarial tem um grande potencial lucrativo. Desse modo, o que essas pequenas e médias empresas necessitam é de um eficiente planejamento e controle dos seus processos para evitar a precoce falência.

Como o ineficiente planejamento e controle de estoque pode afetar a satisfação dos clientes

A concorrência no ramo empresarial está estimulando a busca para atingir a máxima qualidade. Isso ocorre devido as altas exigências dos consumidores em relação ao nível de serviço prestado, de modo que se torna fundamental que os empreendedores se preparem para atender as necessidades do seu público.

Quando falamos sobre garantir a qualidade, podemos listar diversos fatores para alcança-la, com o planejamento dos processos, a padronização da linha de produção e com o controle de suprimentos.

Para entender melhor a visão do consumidor sobre uma experiência de qualidade, vamos ilustrar em um simples exemplo. Quando vamos em um bar, o que esperamos da bebida e da comida que desejamos consumir? A resposta é óbvia, queremos que tenham e que elas estejam na temperatura e sabor ideal. 

Onde eu quero chegar com isso? Para os consumidores, a palavra qualidade está diretamente relacionada com a regularidade dos processos. Dessa forma, o cliente deseja que os processos sejam sempre iguais. 

Isto é, toda vez que ele for no bar, ele espera que tenha a sua bebida e comida do mesmo jeito que ele consumiu anteriormente, com a mesma qualidade. Quando isso não acontece, o consumidor fica insatisfeito com a experiência vivida e pode optar por frequentar outra empresa.

Para chegar no estágio de fidelização dos clientes, os empreendedores necessitam de realizar alguns aspectos, como por exemplo: planejar todos os processos e operações da sua linha de produção, definir o estoque mínimo e ter o controle de suprimentos do seu negócio. Com isso, os benefícios são logo percebidos no mercado sendo eles uma maior organização, produtividade e credibilidade perante clientes e fornecedores.

Aplicação de um planejamento e controle de estoque no seu empreendimento

Você que possui o próprio empreendimento e já passou  por situações como não ter um recurso disponível para produzir ou perder algum produto devido a sua validade? Se sim, você já consegue perceber a importância de implementar um planejamento e controle de estoque dentro da sua empresa, não é mesmo?

Insistir em medidas corretivas no lugar de medidas preventivas é um equívoco que pode não ter volta quando o assunto é cliente. Diante de um mercado extremamente competitivo, os erros devem ser reduzidos ao máximo, garantindo uma maior satisfação dos clientes e uma redução de custos.

O desenvolvimento de um planejamento e controle de estoque deve ser realizado de acordo com a realidade do seu empreendimento. Isto é, tomar decisões através de análises feitas sobre o histórico da empresa, alinhando as previsões com a realidade futura. De forma que, as chances de errar quando tomamos decisões embasadas em cálculos são bem menores, concorda?

Grande parte dos novos empreendedores, consideram esses aspectos como algo simples de se realizar. Porém, quando aplicam em suas empresas sem um embasamento por trás pode levar as decisões equivocadas.

Quando se tem uma equipe com um bom conhecimento técnico para realizar uma eficiente gestão de processos se torna mais fácil manter um padrão de qualidade. Sendo assim, você segue o caminho de se consolidar no mercado inserido e sair das estatísticas negativas de falência precoce dos novos empreendimentos.

Para entender melhor como funcionam nossos serviços, entre em contato com a Ápice Consultoria Júnior e fale com um de nossos consultores.

Autor: Caio de Aquino (LinkedIn) – Consultor de Projetos

 

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×