Introdução
Nos dias atuais milhares de empresas são criadas anualmente no Brasil, mostrando que mesmo com um cenário econômico não muito favorável e no meio de situações diversas no cenário político, o brasileiro busca empreender e buscar o próprio negócio.
Infelizmente uma grande quantidade dessas novas empresas acabam fechando suas portas, de acordo com um relatório que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) liberou nos mostra que 1 a cada 4 empresas fecham com menos de 2 anos de existência no mercado.
Sendo um dos maiores problemas enfrentados por essas empresas a falta de uma visão estratégica, e de uma analise da real viabilidade de seus negócios.
A importância da análise de viabilidade
Com uma análise de viabilidade econômica e financeira é possível entender o mercado onde o cliente pretende se inserir e identificar fatores que podem interferir e muitas vezes atrapalhar no sucesso do seu empreendimento.
Com esse estudo de viabilidade o empreendedor consegue tomar decisões mais assertivas e entender a situação de mercado onde ele irá atuar e ver que muitas vezes as ideias que nós temos não são aquelas que conseguimos aplicar na prática.
Pesquisa de mercado
Normalmente a primeira parte do projeto de analise de viabilidade começa com a realização de uma pesquisa de mercado. Essa pesquisa serve para identificar e classificar os possíveis clientes do estabelecimento ou do novo produto.
Essa pesquisa nos ajuda a entender tendências do mercado e começar a compreender a demanda do serviço, sendo os dados coletados depois utilizados na parte de projeções.
Projeções econômicas
Para conseguir a maior assertividade possível na viabilidade do negócio é necessário criar projeções econômicas para o projeto. Dentro dela temos a projeção de receita que é realizada para identificar a capacidade desse investimento em gerar dinheiro para o investidor.
Além disso podemos projetar os custos, despesas e o investimento necessário para a abertura do estabelecimento e/ou novo produto. E com isso dar ao nosso cliente insumos para tomar a decisão de colocar um projeto em prática ou não.
Projeção de cenários
Na analise de viabilidade uma das partes mais importantes é a projeção de cenários variados. Essa projeção ajuda a indicar quais fatores podem acabar interferindo diretamente no seu negócio e com isso analisar as possíveis medidas para evitar futuras complicações.
Podendo assim moldar de forma aleatória ou proposital os diferentes cenários que o cliente poderá enfrentar durante o projeto. Essas projeções são divididas em pelo menos 3 cenários, o pessimista, o neutro e o otimista e encima desses cenários conseguimos verificar e traçar o melhor plano de negocio para os nossos clientes.
Indicadores
Com a realização das etapas anteriores podemos então trabalhar com os indicadores de desempenho, e com isso avaliar a viabilidade do investimento. As principais variáveis de desempenho econômico e financeiro que são analisadas são:
- Breakeven – ponto em que um investimento cobrirá os custos fixos e variáveis, e começará a lucrar;
- TMA – taxa mínima de atratividade, é a porcentagem mínima que um investidor exige para aceitar um novo investimento;
- TIR – taxa interna de retorno, é o valor, em porcentagem, que um projeto terá de retorno ao investidor;
- Payback – é o tempo que leva para que os rendimentos acumulados se igualem ao investimento inicial;
- VPL – valor presente líquido, consiste em trazer para o presente todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento, somando-o ao montante inicial.
Ao investir em um novo negócio a falta de um estudo de viabilidade pode trazer um risco considerável a longevidade e o funcionamento da sua empresa. Mas ao se prevenir e ficar servido de boas análises e previsões o cliente consegue ter uma segurança maior ao tomar decisões diminuindo os riscos e balanceando a viabilidade da sua implementação.
Autor: Thomaz Pedroso – Consultor de Projetos