O plano de negócios é um documento que especifica todos os detalhes de um negócio que se quer iniciar. Além disso, também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.
Muitos empreendedores abrem novas empresas sem algum direcionamento e acabam fechando as portas bem antes do esperado. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) liberou um relatório numérico sobre a sobrevivência de empresas no Brasil. Foi constatado que a cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado. Esse dado é preocupante e serve como alerta para quem quer abrir o seu próprio negócio.
Como evitar que essa grave estatística se torne realidade no seu empreendimento?
Em um mercado tão competitivo e desafiador, merecem o destaque aqueles que correm atrás de informações completas para o início de um negócio. Isso envolve não somente o desejo de empreender e a compreensão do serviço, mas conhecimentos mais específicos como Marketing, Recursos Humanos, meios digitais, ferramentas aplicadas, análises de investimentos, estudo de viabilidade e etc.
Para ter sucesso nesses quesitos, o plano de negócios te proporciona todas as ferramentas possíveis para esse estudo. Além disso, esse modelo permite identificar gargalos sobre os quais não se possui tanto conhecimento, oferecendo assim a oportunidade de melhoria e aperfeiçoamento, com o objetivo de tornar o seu negócio cada vez mais sólido e consistente.
Por que criar um plano de negócio?
O plano de negócios auxilia a detectar as particularidades do mercado e possibilita ampliar a perspectiva do empreendimento a médio e longo prazos. Assim, essa ferramenta permite uma visão mais precisa das reais potencialidades de sua ideia. Muitas vezes, a abertura de tal negócio pode parecer tão atraente que ofusca a visão das dificuldades e desafios gerados por ela.
Portanto, com a previsão futura da estrutura de um negócio, bem como a análise específica desse modelo, evita que o seu empreendimento não colha bons frutos. Para abertura de um novo empreendimento, muitas perguntas devem ser respondidas. E como encontrá-las? De várias maneiras, mas tudo começa com um bom plano de negócios.
Como o plano de negócio pode alavancar minha empresa?
Com todos as etapas traçadas e estudadas, o modelo consegue fornecer todos os dados necessários para a construção de uma empresa, como por exemplo: análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, simulação de todos os cenários, análise estratégica, pesquisas qualitativas e quantitativas, parcerias e etc. É exatamente uma ferramenta de gestão que funciona como um guia para planejar um empreendimento. Ajuda a mapear os objetivos e passos a serem dados para concretiza-los, reduzindo incertezas e aumentando a viabilidade do planejamento.
Com uma consultoria empresarial assertiva acerca das necessidades do cliente, o seu negócio tem grandes chances de alavancar e dar bons resultados. A Ápice Consultoria Júnior pode fornecer a você o estudo completo do plano de negócios. O caminho para o sucesso é estruturado pela dedicação e conhecimento. Seguindo os passos corretamente, o crescimento da organização tende a ser exponencial.
Autora: Bruna Rios