Apesar de nem todos os clientes saberem, o setor de logística é responsável por tarefas essenciais dentro de qualquer empreendimento, sendo umas das áreas com maior importância e com o potencial de impactar a sociedade como um todo.
Com as constantes evoluções do mercado, a mudança de paradigmas nessa área e principalmente a pandemia da Covid 19, as expectativas dos consumidores estão cada vez mais altas, demandando, por parte das empresas, melhorias no tempo de entrega, na confiabilidade, no custo e no controle de suas operações.
É seguro afirmar que a redução dos custos, que já é um grande benefício, também ajuda a assegurar o aumento na qualidade dos produtos e serviços, aumenta a eficiência operacional, melhora o índice de satisfação dos clientes e a competitividade da empresa.
Os custos logísticos são essenciais para estimular o cuidado ideal com os produtos e ainda garantir que eles cheguem até o consumidor no menor tempo possível e da forma como foi acordado, gerando gastos mínimos. No entanto, quando eles estão elevados, implicam a lucratividade da empresa e também refletem na precificação e, consequentemente, no posicionamento do negócio no mercado.
Pensando em ajudar nessa difícil tarefa, separamos 9 dicas valiosas que irão melhorar e reduzir os custos logísticos da sua empresa. Vamos conhecê-las?
1. Monitoramento adequado do estoque
Itens em excesso ou parados por muito tempo, além de dar prejuízo por comprometer o espaço de armazenagem, também correm o risco de desgastar, aumentando o prejuízo.
Da mesma forma que a escassez de insumos também pode significar prejuízo, ao comprometer a linha de produção, gerando atraso na entrega.
Logo se percebe que o ideal é manter um equilíbrio, definindo a quantidade necessária de cada produto com base em uma análise estratégica de acordo com a previsão de demanda, sempre de olho nas tendências de mercado, a fim de prever seus próximos movimentos.
2. Pensamento estratégico
Refletir e apresentar rotinas mais eficientes e estratégicas acabam tornando-se uma necessidade constante nas atividades de qualquer gestor que deseja reduzir os custos logísticos da sua empresa, pois ajudam a racionalizar os processos.
Na logística, por exemplo, é comum que remessas para uma mesma região sejam enviadas separadamente quando deveriam ir juntas. Esse tipo de situação acaba gerando gastos desnecessários que poderiam ser facilmente evitados.
Fazer pequenos ajustes estratégicos nos trabalhos, como a elaboração de novas rotas, planejamento de pontos de coleta e descarga de mercadorias, podem reduzir satisfatoriamente os custos com transporte.
3. Automação de processos
Apesar de o investimento em automação de processos implique gastos, ele reflete retorno em médio e longo prazos para a companhia. É uma das melhores formas de aumentar a eficiência, já que ajuda a produzir mais gastando menos.
Isto é a utilização de sistemas de gestão, por exemplo, pode tornar a logística muito mais ágil e econômica. A ocorrência de erros e a necessidade de mão de obra humana, fatores que oneram muito o setor, acabam caindo, derrubando também os custos.
4. Metas e objetivos
Saber as necessidades da empresa ajuda a fazer uma gestão eficiente de custos, pois permite designar um limite de gastos e motivar a equipe a trabalhar nesse cenário. Quando todos sabem onde o empreendimento quer chegar e quais recursos estão disponíveis, a gestão fica mais controlada e permite maior previsibilidade.
5. Monitoramento de indicadores
Os Key Performance Indicators (KPIs) permitem acompanhar o desenvolvimento do negócio. Eles ajudam a reduzir os custos logísticos por meio da identificação de falhas e oportunidades de melhoria. Sendo assim, deve-se acompanhar métricas como: custos com frete, custo do estoque, índice de avarias e extravios, e quantidade de reentregas.
6. Redução da ociosidade
Veículos ociosos, que continuam gerando despesas, denunciam problemas no planejamento e no dimensionamento da frota. Carros parados comprometem a lucratividade da empresa. O mesmo acontece com a ociosidade das equipes operacionais.
É importante manter um fluxo contínuo na distribuição e na logística. Para isso, é necessário cuidar do planejamento de forma a garantir que todos os elementos da cadeia de distribuição operem em seu potencial máximo.
7. Capacite a equipe e os motoristas
Investir em treinamento e educação para os profissionais de logística é sempre a melhor forma de assegurar que uma equipe segue padrões e métodos bem-definidos e baseados nas melhores práticas do mercado. Isso vale tanto para as pessoas que trabalham com o armazenamento e manuseio de produtos como para os motoristas.
8. Curva ABC na gestão de estoque
A curva ABC é um método de análise de estoque que classifica os itens por relevância, de acordo com o impacto que as vendas geram no faturamento, no lucro e no giro.
- Grupo A: os produtos dessa classe costumam ter maior valor agregado, o que significa um faturamento satisfatório, altos lucros e possuem um médio giro.
- Grupo B: são os principais produtos da empresa, que vendem mais e não são tão caros como os do grupo anterior. Possuem alto giro (já que saem bastante), são responsáveis por maior parte do faturamento e o lucro é satisfatório, mas não tão alto como nos itens de classe A.
- Grupo C: são os produtos pouco vendidos, mas que são necessário para atender a procura de alguns clientes. O giro é baixo, assim como o faturamento e o lucro gerado.
Por meio dessa divisão, fica mais fácil identificar a composição ideal do estoque e evitar problemas como obsolescência, altos custos de manutenção de estoque e prejuízos com a aquisição de itens que ficarão parados.
9. Monitoramento dos fornecedores
Os seus fornecedores são seus parceiros de negócio, a falha de um fornecedor pode ser decisivo para empacar o fluxo da cadeia de suprimentos, lhe causar um rombo orçamentário ou o descontentamento de seus clientes.
Por isso, vale estar sempre monitorando as atividades de seus fornecedores, garantindo sua eficiência, sua capacidade produtiva e seus bons resultados, resguardando assim qualquer erro vindo de fora da organização.
Quer saber mais sobre como melhorar e reduzir custos logísticos da sua empresa? Entre em contato conosco e esclareça todas dúvidas!
Autora: Larissa (linkedin)