Realizar uma pesquisa de mercado é de grande importância, uma vez que é capaz de gerar insumos sobre como atrair novos clientes para o seu negócio. Aliada a ela, uma precificação permite avaliar a lucratividade do produto e colocar um preço de venda adequado ao que o público está disposto a pagar. Para isso, é necessário realizar as seguintes tarefas:
Primeiramente, são elaborados questionários com perguntas estratégicas e eles são aplicados com clientes e não-clientes. Os não-clientes são aqueles que são potenciais clientes para o estabelecimento (Moradores do bairro, trabalhadores da região, etc). Após a aplicação, os dados gerados com as respostas dos questionários são analisados e aplicados a matrizes que permitem a análise dos pontos fortes e fracos do estabelecimento e das oportunidades de melhoria.
Em segundo lugar, é realizada uma pesquisa dos concorrentes onde são analisados pontos específicos de interesse. Após essa análise, é possível conhecer quem são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos e suas estratégias, podendo deixar sua empresa sempre um passo à frente. Assim se torna possível saber como as ações da concorrência podem impactar no seu negócio e quais medidas tomar diante disso, criando uma visão mais abrangente sobre o mercado e se adaptando a diferentes cenários.
Após a realização dessas pesquisas, realizamos a precificação. Ela é utilizada para adequarmos o preço de venda dos produtos com a realidade do mercado, analisando quanto os futuros clientes estão dispostos a pagar, junto à margem de lucro de cada produto.
A precificação é feita pelo método do Mark-up e do 3C’s. Com o método Mark-up, são analisados os custos diretos e os custos indiretos da produção e como embuti-los no preço de venda final dos produtos, para que assim seja possível entender a margem de lucro inserida em cada produto. Com isso, é possível analisar se um produto é lucrativo ou não para a empresa e entender a sua margem de contribuição. Junto a isso, o método 3C’s analisa o custo dos produtos, o ticket médio dos clientes e o preço de venda da concorrência, que são pontos possíveis de análise graças aos insumos gerados pela pesquisa de mercado.
Empresas que realizam uma pesquisa de mercado conhecem as preferências da sua clientela e sabem a melhor forma de atraí-los e fidelizá-los. Junto a isso, com uma precificação bem feita, colocam preços nos seus produtos baseando-se na situação financeira da empresa. Portanto, realizando a precificação, é possível entender os custos diretos e os custos indiretos na sua produção e a margem de lucro em cada produto, tendo um maior embasamento para a definição de um preço de venda competitivo no mercado.
Autor: Leonardo Arantes Machado – Direto de Projetos