As consequências do novo normal
Entender as preferências e vontades do seu público-alvo é essencial para se adaptar ao novo cenário.
Uma análise de mercado feita pelo Sebrae e publicado pela CNN Brasil revelou que pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as suas portas e que mais da metade dos micro e pequenos empresários terão que pedir empréstimos para manter os seus negócios funcionando.
É uma realidade assustadora e que traz muitos impactos negativos para o Brasil. Mais de 9 milhões de funcionários foram demitidos devido à crise econômica, afetando negativamente a vida de milhares de brasileiros.
Por que isso acontece?
Um dos motivos para isso acontecer é a falta de uma pesquisa de mercado. A queda no volume de vendas é resultado de uma mudança na vida dos seus clientes. Entender quais são as suas novas vontades, preferências e interesses é muito importante para que você continue a vender na quarentena.
Junto a isso, é de extrema importância estar alinhado com a sua concorrência. Estar atrás da concorrência sempre foi um fator para a perda de clientes e, no momento atual, é indispensável estar um passo à frente dos concorrentes.
Não focar na satisfação de clientes é um dos principais fatores para o declínio de vendas, uma vez que um cliente satisfeito é um cliente promotor e, consequentemente, trará novos consumidores ao seu estabelecimento.
Outro ponto importante é entender quais são os seus pontos fortes e fracos. Isso ajuda você entender onde deve melhorar, ou então enfatizar aquilo que já é um ganhador de clientes, poupando esforços para o que realmente agrega valor ao seu produto.
Por último, devemos relembrar que o marketing é a alma do negócio. A forma de divulgar os produtos mudaram com a pandemia, uma vez que as mídias sociais tiveram um crescimento de cerca de 40%. Uma pessoa só se torna um cliente após ela conhecer a sua empresa e os seus produtos. Não ter um marketing bem feito é um fator que resulta na perda de clientes.
Empresas que se reinventaram
Um ditado famoso diz: “Quem chega primeiro, bebe água limpa.” Para as empresas, isso não é diferente. Aquelas que se reinventaram e se adaptaram à nova realidade continuam a vender e a prosperar, mesmo no período de crise.
É o caso do comércio e-commerce que registrou um aumento médio de 400% durante a quarentena. Isso mostra que muitas empresas estão se reinventando e adaptando o seu modelo de negócio para as novas tendências.
E agora, o que fazer?
Torna-se evidente a importância de se reestruturar e readaptar ao período em que estamos vivendo. Tenha em mente que é preciso sempre estar atento ao desejo do seu público e as tendências do mercado.
Uma pesquisa mercadológica pode te ajudar a entender como satisfazer os seus clientes, conhecendo os seus interesses e o que mais levam em consideração ao comprar um produto como o seu e, uma pesquisa de marketing, é essencial para entender a melhor maneira de atingir o seu público-alvo e fazer com que as pessoas conheçam a sua empresa, ofertando o seu produto e aumentando as vendas.
Se você se identifica com os pontos levantados nesse texto e está em busca de ajuda profissional para alavancar suas vendas entre em contato conosco.
Autor: Leonardo Arantes (LinkedIn) – Diretor de Projetos