Escalabilidade: como ter um negócio escalável?

Compartilhe:

Imagem decorativa de escalabilidade

Hoje vemos muito sobre as maneiras de você ter um negócio com escala, mas você sabe do que se trata realmente o termo escalabilidade? Se não, não se preocupe, irei mostrar para você o que é e quais os tipos de escalabilidade. Ao final do texto você irá conseguir ver se você busca uma escala vertical ou horizontal para seu negócio.

 

O que é um negócio escalável?

Primeiramente, escalabilidade é quando o negócio consegue crescer sua produção e sua receita sem necessariamente aumentar de forma expressiva os seus custos. O fato da empresa conseguir adaptar-se ao cenário atual e performar nele, sem haver algum tipo de impasse, seja ele gerencial ou operacional, faz com que ela torne-se um negócio propício a tornar-se escalável.

Os recursos oferecidos pela empresa devem ser adaptados conforme as exigências do negócio. Assim, as ferramentas, os sistemas operacionais e a gestão devem adaptar-se conforme as novas exigências, assim, propiciando um crescimento saudável.

Tornar um negócio escalável é o verdadeiro caminho para o sucesso, pois ele consegue crescer sem a necessidade de grandes investimentos.

Dessa forma, isso faz com que investidores se interessem em aplicar um capital, a fim de fazer parte desta empresa.

No entanto, ao considerar a escalabilidade, é importante entender que tipo de crescimento cada empresa almeja. Isso também depende de ajustes durante as operações da empresa. Visto isso, existem dois conceitos importantes quando falamos sobre escalabilidade: horizontal ou vertical. Saiba mais sobre eles abaixo!

 

Escalabilidade horizontal

A escalabilidade horizontal pode ser exemplificada desta forma: você é dono de uma loja de sapatos e vê a oportunidade de fazer uma aquisição de uma marca de vestuário. Assim, você aumentando o seu portfólio de empreendimentos, essa maneira é uma das melhores para atingir uma parcela significativa do mercado, a atuação torna-se ampla e efetiva, gerando mais vendas.

 

Escalabilidade vertical

A escalabilidade vertical resume-se da seguinte maneira: você possui uma loja de sapatos e sua intenção é escalar sua empresa para se tornar uma líder no segmento de calçados.

 

Como criar um negócio escalável?

Inicialmente, faça um planejamento estratégico. Desse modo, entenda as principais tendências do mercado e veja se sua empresa está acompanhando-as. Com ele, você define metas de curto e longo prazo para seu negócio.

Feito isso, adote soluções na nuvem. Com isso, essa prática seu negócio consegue ter maior facilidade em descentralizar sua operação.

Implemente o home office, já que, com ele, a sua empresa cresce de forma mais ampla. Não é necessário aumentar a sua estrutura física, para acolher novos colaboradores, onde quer que estejam eles seguem trabalhando, onde eles sentem-se mais confortáveis.

Por fim, esteja aberto para terceirizar novos serviços. Com isso, o intuito de você terceirizar serviços para outras empresas é que o padrão de qualidade seja mantido e não irá interferir no crescimento de seu empreendimento.

A escalabilidade é primordial! Se você pensa em empreender ou já possui um empreendimento, é importante começar seu negócio em bases escaláveis.

 

Gostaria de saber como podemos auxiliar com um plano estratégico efetivo para a escalabilidade do seu negócio? Marque uma breve reunião de diagnóstico gratuita conosco para podermos entender suas dores e como iremos te ajudar.

Entre em contato por meio do whatsapp ou formulário presente no site.

 

Texto por Vitório Fiorini (Linkedin).

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

Abrir bate-papo
Escanear o código
Ápice Consultoria Jr.
Olá 👋
Como posso te ajudar?