O ciclo PDCA é uma metodologia de gerenciamento que visa facilitar a tomada de decisão nas organizações e o alcance de metas internas. Dessa maneira, pode-se usufruí-lo por empresas privadas, setor público e instituições sem fins lucrativos. Este se baseia na formação de um diagrama que organiza as informações necessárias para a otimização de processos e melhoria contínua do negócio. Sendo assim, é preciso seguir as quatro etapas que o ciclo PDCA constitui-se.
As etapas do PDCA
- Plan (Planejar):
Primeiramente, para ter sucesso em um projeto, é preciso que seu planejamento seja bem elaborado. Dessa forma, o primeiro passo para a criação do Ciclo PDCA é o “Plan”. Este é de extrema importância, uma vez que, irá auxiliar na prevenção de falhas futuras e guiará as próximas etapas do ciclo.
Portanto, é feita a imersão dos processos da empresa, identificação de gargalos, análise das suas possíveis causas, definição de metas e a estruturação de um plano de ação.
- Do (Executar):
Em seguida, executa-se o plano de ação. Assim, para que esse passo seja feito da maneira adequada aconselha-se, de acordo com o ciclo PDCA, buscar por informações necessárias para a implementação do projeto e promover treinamentos para aumentar a capacitação dos funcionários da organização para executar os planos de ação.
- Check (Verificar):
Já no terceiro passo, é necessário metrificar os resultados e analisar os indicadores a partir das metas traçadas no primeiro passo (Planejar). Essa é de extrema importância para compreender e validar se o plano de ação e a execução foram eficazes.
- Act (Agir):
Por último, temos o passo “Act”. Esse se baseia em condutas para dois cenários distintos. O primeiro, se refere ao atingimento das metas na etapa passada. Caso essa seja a realidade da empresa, é necessário padronizar tudo aquilo que se desenvolveu, evitando gargalos futuros e promovendo a gestão de conhecimento. Em segundo plano, caso as metas estabelecidas não sejam alcançadas, é preciso fazer uma reavaliação das duas primeiras etapas. Assim, para compreender os resultados insatisfatórios é preciso voltar à causa inicial.
Resultados esperados com a metodologia
Compreende-se do Ciclo PDCA que ele é de extrema importância ter um planejamento adequado e bem organizado para que seja possível estruturar a melhor estratégia. Dessa forma, será possível alcançar as metas internas, aumentar o gerenciamento de qualidade e melhorar o desempenho empresarial.
Primeiramente, é necessário frisar que o Ciclo PDCA proporciona grande assertividade dos planos de ação e otimização dos processos. Esse resultado é proveniente da identificação dos gargalos e das análises feitas para identificar quais são as principais causas. Portanto, gera aproveitamento de recursos, economia de tempo e decisões mais embasadas.
Em segundo lugar, destaca-se o aumento da capacidade de produção. A partir do Ciclo PDCA será mais fácil de prever e mapear os gargalos presentes nos processos de produção, e assim, traçar planos de ação para mitigá-los. Portanto, traz como resultado, maior rapidez nas atitudes, criação de senso de urgência e eficácia para os processos gerenciais.
Portanto, o Ciclo PDCA é essencial para qualquer organização. Atualmente, no cenário pandêmico que o país ainda se encontra, é de extrema importância identificar quais são os desafios e gargalos a serem enfrentados pelas empresas nesse cenário mundial. Em suma, para ter sucesso é preciso planejamento, principalmente para elevar o desempenho no ano de 2021.
Gostou do assunto? Quer saber mais sobre essa metodologia?
Para mais informações sobre como aumentar o desempenho da sua empresa e garantir uma melhoria contínua a partir da metodologia de gerenciamento Ciclo PDCA, agende uma reunião de diagnóstico gratuita, com duração média de meia hora. Entre em contato conosco, nossa equipe estará disponível para entender quais são as suas dores e como nossos serviços podem auxiliar na sua realidade empresarial.