O Poder de Incentivo das Recompensas

Compartilhe:

Imagem1

Ao imaginarmos possíveis formas de incentivo, logo vem a nossa mente a utilização de recompensas, seja para bater metas no meio empresarial ou para alcançar objetivos do cotidiano. Podendo ser aplicada desde um pequeno incentivo para a realização de nossas lições ou obrigações em casa, a  todas as atividades do universo  que compõem uma empresa.

A utilização de bonificações e pequenos retornos, ao executor de determinada tarefa possuem forte influência em seu desempenho, uma vez que a felicidade,  juntamente com a motivação, tendem a guiar as ações do ser humano. Portanto o cuidado e valorização de tais aspectos, é de suma importância para um bom funcionamento de uma corporação.

Uma possível forma de visualização do funcionamento de uma empresa, é a de um mecanismo, que por sua vez, é composto de várias engrenagens, que juntas fazem com que ele se mantenha em pleno funcionamento. Logo, podemos fazer uma associação simbólica das pessoas com as engrenagens, e da empresa com o mecanismo.

Assim como todas as engrenagens precisam estar polidas, bem cuidadas, tendo toda a atenção necessária, os membros de uma empresa também necessitam de atenção, cuidado, reconhecimento e valorização.

Porém pode vir a existir certa confusão ao diferenciar recompensas de reconhecimentos, uma vez que estão atreladas e ambas tendem e tem como objetivo, reconhecer as ações do colaborador. Por conseguinte, o conhecimento prévio das mesmas e de suas contribuições, pode vir a servir de grande ajuda em sua empresa.

 

Recompensa ou Reconhecimento

Uma clara diferença entre ambas são suas naturezas. As recompensas seguem a racionalidade, direcionando-se às metas e a bens tangíveis, em sua maioria, permitindo quantificação. Já o reconhecimento, está ligado ao emocional, às questões pessoais e únicas de cada indivíduo.

Além de seus focos, uma vez que as recompensas estão ligadas a captação de membros, e o reconhecimento à retenção dos mesmos. Logo, suas utilizações, mesmo que conjunta e visando o melhor aproveitamento, devem ser em diferentes momentos.

Outra diferenciação clara é quanto ao modo ao qual elas são apresentadas ao membro. Uma recompensa sempre terá um condição para seu acontecimento, uma equação pré estabelecida e acordada entre os envolvidos: Ao realizar “X” tarefas, você receberá “Y”.

Entretanto, o reconhecimento chega em forma de surpresa para o colaborador. Ele muitas vezes não espera, ou nem imagina, que determinada ação sua seja reconhecida pelo seu superior ou colegas de trabalho, tendo assim um impacto mais ao seu emocional.

Vale ressaltar que nem sempre as mesmas serão positivas, podem assumir a função de punir ou repreender as atitudes do indivíduo.

Após a compreensão básica da influência mútua, das contribuições e do que as mesmas representam, torna-se mais claro quais benefícios as recompensas podem trazer para seu negócio.

 

Os benefícios das recompensas

Um benefício claro e mais visivelmente perceptível, é a motivação daqueles que estão envolvidos. O sentimento de receber algo em troca, por realizar suas tarefas em determinado tempo e com excelência, tende a guiar muitas pessoas.

Portanto a adoção de gestores e diretores, de tal metodologia, tornou-se usual e rotineira. Uma vez que fez-se nítido que um time motivado produz mais e com qualidade, buscando sempre um cumprimento de metas a nível de excelência.

Entre os inúmeros possíveis benefícios de tal táticas, podemos destacar:

  • Maior comprometimento com o cumprimento das metas;
  • Motivação dos colaboradores;
  • Aumento de engajamento do time;
  • Melhoria do clima empresarial;
  • Maior retenção de membros;
  • Aumento de produtividade.

Torna-se claro o poder que o ato de recompensar, e ou reconhecer os membros de sua corporação possui. Então resta a dúvida: “Como aplicá-las no meu meio de vivência empresarial?”

 

Tipos de Recompensas Aplicáveis

As mais comuns são ligadas a brindes, tais como jantares, viagens ou “presentinhos”. É importante que ao adotar esse método de recompensa, o gestor tenha noção das motivações de seu time, podendo assim classificar a dimensão do “brinde”.

Uma boa forma de controlar a entrega da tais brindes é a adoção de um sistema de pontos, ou até mesmo a seção de tarefas a serem realizadas. Outra possível forma de recompensar seu time, é a flexibilização de horário.

Porém é necessário que haja controle sobre tal flexibilidade, possuindo consciência de quais horários são passíveis de flexibilização e ponderando quais membros usufruirão deles, sem que comprometa o funcionamento da empresa.

Ainda sim, outras duas possíveis abordagens, ligadas à evolução profissional, são as capacitações em cursos, palestras, entre outros meios e a possibilidade de evolução em cargos, podendo gerar aumento salarial ou bonificações.

Estas estão mais voltadas ao membro de forma individual, buscando valorizar seu desempenho de forma isolada, mesmo que ele faça parte de um time específico dentro da empresa.

Uma outra abordagem, mais voltada ao viés de ampliação de conhecimentos e aprendizagem, é a gamificação. Muita utilizada  no universo estudantil, de forma a  prender mais a atenção dos alunos e aumentar o entendimento sobre o tema ministrado.

Essa perspectiva mais voltada ao universo dos jogos, consegue trazer de forma mais descontraída e familiarizada, o cumprimento de metas. Seja no aprendizado, no desempenho dos membros de uma empresa ou até mesmo na fidelidade de clientes.

Portanto a compreensão e adesão da mesma, pode proporcionar excelentes resultados na motivação e cumprimento de metas de um time. Por isso o entendimento de como visualizá-la e  aplicá-la, pode fazer grande diferença dentro do seu empreendimento.

 

Gamificação no Universo Empresarial

Ao analisarmos o relacionamento ideal entre uma empresa e seu cliente, automaticamente imaginamos uma relação de fidelização. Tal cenário pode muitas vezes ser gerado e beneficiado, por meio da utilização da gamificação, de forma implícita e orgânica.

Esta abordagem, mais voltada aos clientes, pode ocorrer na forma de descontos, personalização de serviços prestados, oferecimento em primeira mão de determinados produtos ou serviços, entre outras possibilidades. De forma a reforçar a imagem positiva da marca, dentro do mercado, captar novos clientes e manter uma boa relação com aqueles que possuem fidelidade.

Entretanto, o sistema de gamificação, pode ser também abrangente mente utilizado internamente. Tendo um direcionamento mais voltado ao desenvolvimento dos membros, no aumento e evolução de suas capacitações.

Muitas vezes a adoção de games próprios para o aprendizado, ou desenvolvimento de determinado assunto ou capacitação, consegue trazer resultados satisfatoriamente positivos para a empresa. Tendo em vista que os colaboradores, estarão vivenciando uma experiência mais descontraída de aprendizado.

Ainda sim, outro possível meio de aplicação, é a seção do processo em etapas, as quais possuem pontuação ou pequenas premiações, ao serem finalizadas. Incentivando o senso crítico e o trabalho em equipe dos membros.

Portanto torna-se evidente que a prática de recompensar seus colaboradores, de diferentes formas,  tende a agregar imensamente ao bom funcionamento de sua empresa e na motivação de seus membros e clientes.

Ainda, gostaria de lhe convidar para uma avaliação diagnóstica em nossa empresa. A mesma é totalmente gratuita, com duração média de 30 (trinta) minutos, de forma a conhecermos um pouco mais sobre a situação de sua empresa e como podemos lhe ajudar. Estamos ansiosos para conhecer um pouquinho mais sobre você e sua empresa!!

Texto por Vallery Micaelle (Linkedin).

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

Abrir bate-papo
Escanear o código
Ápice Consultoria Jr.
Olá 👋
Como posso te ajudar?