ESG é um termo que está em alta no mercado faz referência a um conjunto de parâmetros que medem os impactos sociais e ambientais que um investimento pode ter na sua empresa. Dessa forma, para melhor entendimento, leia o texto a seguir e veja como esses critérios impactam os negócios.
O que significa ESG?
A sigla ESG significa “Environmental, Social and Governance”, que traduzido ao português seria “Ambiental, Social e Governança”. Assim, essas são as 3 palavras que regem os critérios do ESG para mensurar as boas práticas dentro de uma organização. Sendo assim, para cada palavra são considerados determinados tipos de ações:
Ambiental: nesse âmbito é avaliado como uma empresa lida com o impacto que causa no meio ambiente. Portanto, leva-se em conta quais tipos de ações são feitas para reduzir a emissão de carbono na atmosfera ou diminuir a poluição do ar e água, por exemplo.
Social: o parâmetro do social mede como a organização se relaciona com seus membros, clientes, fornecedores, parceiros e com a comunidade do seu entorno. Desse modo, esse fator é mensurado através do engajamento dos funcionários, do posicionamento da empresa em relação a diversidade e inclusão e também da proteção de dados dos clientes.
Governança: para o último dos critérios, Governança engloba a administração da empresa, em sua transparência na prestação de contas, na conduta corporativa e no combate à corrupção.
Importância na atualidade
No contexto atual é notável a valorização de corporações que possuem atividades que respeitam o meio ambiente, o relacionamento com as pessoas e que contam com uma boa gestão. Isso acontece por uma mudança de pensamento nas novas gerações que tendem a reconhecer e exaltar empresas responsáveis e transparentes.
Dito isso, muitos investidores e clientes têm se preocupado com esses fatores ao apoiar financeiramente um negócio. E assim, a implementação de práticas e iniciativas que se enquadram nos padrões ESG podem agregar valor pro seu estabelecimento e até mesmo aumentar a lucratividade.
Além disso, são práticas que podem ajudar na regularização de pendências, no crescimento da empresa e na melhora do clima organizacional.
Como aplicar o ESG em pequenas e médias empresas?
Existem inúmeras formas de implementar o ESG nas empresas de pequeno e médio porte, algumas delas são:
- Investir em embalagens recicláveis ou biodegradáveis;
- Atuar na igualdade de oportunidades para funcionários e futuros membros;
- Promover projetos e causas sociais da comunidade do seu entorno;
- Ter transparência com as principais informações da empresa.
Quer entender mais sobre a realidade do seu negócio e mercado e como estabelecimentos concorrentes têm se posicionado em relação ao ESG? Então agende uma reunião de diagnóstico gratuita com a Ápice para podermos apresentar o nosso diferencial em soluções estratégicas para seu negócio. Portanto, entre em contato pelo Whatsapp ou pelo formulário de contato do site.