Principais razões para alavancar sua ideia com um modelo ideal de plano de negócios

Compartilhe:

planilha

Para você que deseja iniciar seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar uma estrutura organizacional, esse texto será bem interessante. Isso porque o plano de negócios é uma importante ferramenta que contribui para a tomada de decisões estratégicas sobre o futuro do seu empreendimento, evita endividamentos desnecessários e emergenciais, além de demonstrar a viabilidade financeira e comercial da empresa.

Ao contrário do que se pode imaginar, criar um plano de negócio para um novo empreendimento não é tão fácil assim, pois ele deve ser muito bem alinhado às expectativas do cliente para que seja um projeto de sucesso. Pesquisas do SEBRAE apontam que 50% das pequenas empresas do Brasil não sabem se têm lucro ou prejuízo. Esses dados nos fazem constatar que as empresas não possuem uma gestão adequada e, principalmente, nenhum tipo de planejamento para abertura de novos negócios. 

 

COMO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS?

A consultoria empresarial serve para guiar os passos desse projeto, pois além de ser um serviço que, por meio de aconselhamento, ajuda empresas a potencializarem a sua capacidade de atingir os resultados desejados, também é conhecida por atender aos diversos setores da economia. No auxílio com análises e implementação de ações para solucionar problemas, além de transmitir técnicas bem-sucedidas de gestão. 

O primeiro passo de um plano de negócios é uma pesquisa de mercado para compreensão da demanda do público em que se quer atingir. Logo após, é feito uma pesquisa de concorrentes para entender os estabelecimentos que possuem concorrência direta e saber como elas podem impactar no seu negócio, tanto positivamente quanto negativamente.

Existem também outras etapas, como análise de fornecedores, onde é estudado qual o melhor fornecimento em termos de custo; o plano operacional e financeiro, que determina a cadeia de valor da empresa e o capital para investimento e para rendimento mensal; além de análise de marketing e análise de indicadores. 

POR QUE É IMPORTANTE ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO?

Existem algumas principais razões que justificam a necessidade do modelo de plano de negócios. A mais importante delas é o questionamento de como ele pode influenciar na tomada de decisões estratégicas no que diz respeito a análises financeiras, ou seja, no investimento aplicado. Ademais, leva-se em consideração também as análises comerciais e de posicionamento de marca da empresa. 

Além de conhecer quais são os pontos fortes e fracos do seu empreendimento, elaborar um plano de negócio também oferece outros benefícios práticos. Alguns deles são: detalhamento de informações em relação ao nicho de atuação do negócio, a busca por referências do mercado e consumidores para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e entendimento sobre como os concorrentes trabalham suas marcas.

Elaborar um modelo desse tipo, possibilita que o empreendedor consiga olhar e entender a empresa como um todo e também auxiliar na definição dos objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo. Outro ponto positivo é que com um plano estruturado, explicar e apresentar o negócio para outras pessoas torna-se uma tarefa bem mais simples e compreensível. 

plano de negócios de uma empresa, estudo de viabilidade de projeto, analise de viabilidade economica, estudo de viabilidade economica, Análise de Viabilidade, projeto de viabilidade economica, plano financeiro de uma empresa, Consultoria plano de negócios, análise de viabilidade de projetos, consultoria economica, projeto de negócios, Plano de negócios, viabilidade de projetos.

COMO O PLANO DE NEGÓCIO PODE INFLUENCIAR NA AQUISIÇÃO DE FINANCIAMENTOS?

Ao criar e manter atualizado o plano de negócio, o empreendedor tem a chance de atrair a atenção de investidores para possíveis aportes financeiros ou até mesmo conseguir, de forma menos burocrática, o acesso a empréstimos em linhas de crédito empresariais. Além de demonstrar organização, essa ferramenta também consegue dar a dimensão de como anda a saúde financeira da empresa, por exemplo, facilitando a aquisição de financiamentos e atraindo possíveis investimentos.

Todo esse processo é contínuo: planejar, executar o planejamento, controlar os resultados, corrigir as falhas e ficar em alerta com possíveis pontos de atenção são atividades que precisam fazer parte da rotina do empresário.

Por isso, separe sempre um tempo para investir na atualização do plano de negócio da sua empresa e aposte nessa ferramenta como uma forma para crescer e conquistar bons resultados. Para entender mais sobre o plano de negócios e como podemos auxiliar você na execução de um projeto transformador, entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito. 

Autor: Thomaz Curi (LinkedIn) – Gerente de Projetos

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×