O processo de ressignificação da palavra “produtividade”
Em uma sociedade em que padrões de pensamentos são impostos em larga escala à grande massa populacional, enxergar o mundo de outra maneira é algo de grande valor e comum a poucas pessoas. Mas o que seria um exemplo de um padrão no modo de pensar? A ressignificação da palavra produtividade.
Em um primeiro plano, é necessário ressaltar o período em que vivemos: a era das mídias sociais. Tal momento da história da sociedade é marcado pela constante exposição de algumas pessoas nas redes sociais, os influencers, que conseguem reunir uma grande audiência, a qual, em muitos os casos, acredita cegamente em tudo o que vê na internet.
Mas o que isso tudo tem a ver com produtividade? Com o crescimento de influencers e do número de pessoas com acesso à internet, a facilidade em se propagar uma mensagem falsa aumentou exponencialmente. E isso não tem relação apenas com as notícias e reportagens falsas. Há também uma falta de interpretação de muitos termos e conceitos.
Foi exatamente isso que aconteceu com a palavra “produtividade”. Muitas pessoas divulgam um sentido muito errôneo de momentos produtivos, como:
-
Trabalhar 16 horas por dia é sinônimo de produtividade;
-
Executar 100 metas diárias;
-
Praticar horas de leitura e exercícios físicos por dia.
Apenas com a análise dessas métricas não é possível definir se um profissional foi produtivo ou não após uma semana de serviço. É por isso que deve-se trazer o significado original da palavra “produtividade”, a fim de que as pessoas “fora” do mundo digital não se iludam com resultados atípicos e não se frustrem.
Então, qual é a definição correta de produtividade? Ser produtivo é fazer mais com menos, ter um bom planejamento e executar todas as tarefas propostas no tempo correto, sem estresse. Caso isso não aconteça, há uma pressão maior sobre o trabalhador.
É nesse momento que entra a discussão sobre a falta de produtividade que muitas empresas estão enfrentando com o home office.
Meus colaboradores estão improdutivos, o que fazer?
Seguindo a ideia do parágrafo de cima, ser produtivo é executar tudo aquilo que foi proposto no tempo devidamente pré-estabelecido, e não trabalhar exaustivamente e a todo momento estar sendo pressionado. Para que isso dê certo, é necessária uma boa comunicação interna nas empresas, seguidas de um bom método.
Primeiramente você deve ficar atento aos seguintes indicadores de produtividade:
-
Perda de clientes;
-
Reclamações no atendimento e atraso das entregas;
-
Comunicação interna falha;
-
Falta de engajamento dos funcionários.
Caso esses fatos estejam acontecendo em sua empresa, é importante ligar o alerta e buscar alguma ferramenta de gestão que possa aumentar a produtividade do seu time, a fim de não comprometer as vendas do negócio.
Então: produtividade é motivação ou técnica?
É um erro de muitos gestores achar que gerar desejo de trabalho e, consequentemente, aumentar a produtividade é um fator apenas motivacional. O psicológico é importante sim, mas para que isso funcione, é necessário ter um método de gestão para que todos os colaboradores se sintam bem em trabalhar e concluir seus serviços.
Mas o que seria um método? Um processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução e investigação. Um caminho que tenha início, meio e fim, e o mais importante: deve ser algo exclusivo de sua empresa e que faça bastante sentido.
Através desse processo bem definido, desculpas como falta de tempo, excesso de trabalho ou até má divisão do serviço não serão mais aceitas, pois todo o organograma será bem desenhado e moldado seguindo os interesses da empresa.
Benefícios de um método de produtividade em home office
Nessa situação bem atípica de quarentena, algumas empresas sentem dificuldade em manter o controle do trabalho que está sendo feito e gerar uma boa comunicação com toda a equipe.
Portanto, a fim de aumentar o engajamento dos funcionários com o serviço e, por consequência, ter um aumento também na qualidade do trabalho é importante adotar um método de produtividade, como já dito anteriormente.
Vale ressaltar alguns benefícios de se ter uma estratégia desenhada para sua empresa:
-
Entendimento da realidade de cada funcionário e qual sua maior desmotivação no trabalho;
-
Análise de dados: transformação de números em métricas palpáveis que podem auxiliar na gestão de pessoas na empresa;
-
Definição de softwares e ferramentas que serão utilizadas;
-
Definição de rituais, como conversas descontraídas e gamificação;
-
Redesenho de todos os processos, a fim de evitar desperdícios de tempo e otimizar o trabalho;
-
Padronização de processos, para que nenhum funcionário fique sem saber aquilo que deve ser feito.
Como consigo estruturar esse método em minha empresa?
Nesse tópico, é importante ressaltar que o gestor possui dois caminhos para a implementação de uma metodologia vencedora de produtividade: fazer isso por conta própria, revendo os erros e otimizando-os, ou contratar empresas especializadas com esse serviço de gestão do trabalho, como consultorias.
Desvantagens de fazer sozinho: você não possui outras visões sobre o negócio, pode se perder em meio a tantas informações, os funcionários podem se sentir pressionados.
Vantagens de se fazer sozinho: a única vantagem é que você “poupa” um investimento.
Desvantagens de uma consultoria: é necessário um investimento inicial.
Vantagens de se implementar um método através de uma consultoria: é algo realmente validado e testado em outras empresas e que gera resultados assim que implementados, é feito por profissionais de gestão e que estão acostumados com esse tipo de serviço e gera uma motivação nos funcionários, pois eles serão escutados e terem suas situações melhoradas.
Estou com pouco capital, e agora?
Caso sua empresa não esteja disposta ou não possua o capital necessário para investir em uma consultoria sênior (geralmente possuem preços mais elevados), deixaremos aqui uma outra sugestão para que possa te ajudar a vencer a falta de produtividade dos colaboradores e aumentar as vendas do seu negócio.
Existem empresas juniores – associações civis sem fins lucrativos, formadas e geridas por alunos de um curso superior – que são focadas em atender empresas que estão buscando uma melhoria de sua gestão. Vale destacar que os serviços são de extrema qualidade e podem realmente ajudar a alavancar e gerenciar um empreendimento.
Mas você sabe como funciona o trabalho de uma empresa júnior? Como poucas pessoas têm conhecimento dessa grande oportunidade de negócio, segue um link em que será explicado o passo a passo do funcionamento de uma empresa júnior.
[button link=”https://apiceconsultoriajr.com/por-que-contratar-um-empresa-junior/”] POR QUE CONTRATAR UMA EMPRESA JÚNIOR?[/button]
Boa leitura!
Agora que você conhece o real papel da produtividade dentro de uma empresa para que os resultados sejam alavancados e quer saber ainda, como tornar os seus funcionários mais produtivos, agende um diagnóstico gratuito!
[button link=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5531975822117&text=Ol%C3%A1!%20Li%20o%20texto%20no%20blog%20e%20quero%20marcar%20um%20diagn%C3%B3stico%20gratuito%20sobre%20Produtividade.” type=”big” color=”green”] AGENDAR DIAGNÓSTICO GRATUITO[/button]