Sete formas de diminuir custos produtivos e evitar desperdícios

Compartilhe:

jglu

No ano de 1990, os autores americanos James Womack, Daniel Ross e Daniel Jones, acompanhando de perto o Sistema Toyotista de produção, decidiram publicar um livro que contava um pouco mais sobre a história do Lean Manufacturing, ou em sua tradução, o Sistema de Manufatura Enxuta. 

Este livro, conhecido como “A Máquina que Mudou o Mundo”, descreve como a empresa Toyota utilizava seu modelo de gestão para reduzir significativamente seus custos de produção e desenvolver produtos de extrema qualidade.

Através dele, diversas empresas ao redor do mundo se apoiaram nos valores disseminados da produção enxuta com o objetivo de diminuir todas as formas de desperdícios gerados sem desservir a produção. 

Desta forma, o lean manufacturing apoia-se, sobretudo, em sete principais conceitos de desperdícios, dentre elas: produção e estoque em excesso, transporte e movimentação de pessoas e máquinas desnecessários, defeitos, excesso de processamento, quando há processos que exigem muito esforço, mas pouco resultado e, por último, espera em excesso.

Gestão por processos; Gestão lean; Gestão de qualidade; Consultoria lean manufacturing; Produção enxuta; Custos de podução.

Baseado nesta filosofia de produção, a Ápice Consultoria Jr utiliza métodos de análise que tem como objetivo trazer para os clientes tudo aquilo que o lean manufacturing pode oferecer, adaptando cada situação à realidade do cliente.

Mas afinal, como esta metodologia pode ser implementada em um estabelecimento de forma a consolidar todos os seus aspectos e características. Conservando o sistema de produção da empresa e diminuindo, concomitantemente, os custos de produção?

O objetivo é até bem simples: eliminar todos os tipos de desperdícios citados anteriormente. A seguir, uma explicação sobre cada um deles:

Defeitos de fabricação

De forma a diminuir os erros de fabricação de um estabelecimento, faz-se de extrema importância a análise do processo produtivo, de modo a averiguar prováveis causas geradoras de gargalos, bem como criar medidas preventivas a possíveis erros.

Excesso de produção

Não ter um controle e um planejamento efetivo das linhas de produção da empresa, de forma a manter o corpo produtivo o mais próximo da quantidade desejada, pode ser considerado o principal causador de perdas por excesso de produção. 

Afinal, o custo para manter um produto em estoque pode ser muito alto, além de existir a possibilidade deste tornar-se inválido, de modo a desenvolver a produção mais enxuta.

Transporte 

Ter um layout e organização de espaço eficiente para que a fadiga desnecessária causada por movimentação de pessoas, máquinas e objetos em excesso possa ser diminuída é outra forma de mitigar desperdícios, diminuir custos de produção e maximizar a capacidade produtiva.

Espera 

A má organização do espaço e do tempo de entrega, o controle ineficaz da quantidade disponível de materiais e a falta de uma comunicação efetiva são exemplos que podem causar ociosidade no ambiente de trabalho.

Desta forma, o ajuste da disposição do sistema produtivo como um todo resulta em uma efetividade concreta da organização espacial e temporal da empresa.

Excesso de estoque

Um provável causador de um estoque em excesso pode estar diretamente relacionado ao excesso de produção, o que pode acarretar em um aumento do custo de manutenção, além de diminuir o espaço disponível. 

Este também depende prioritariamente de um controle do sistema produtivo e otimização do espaço organizacional.

Excesso de movimentação

Para evitar o excesso de movimentação, se faz necessária a organização do fluxo de materiais e a padronização do método de trabalho de modo a minimizar a movimentação indesejada, seja esta de funcionários, máquinas ou também de objetos.

Excesso de processamento

Em muitas empresas, há processos desnecessários que não agregam em nada o valor final do produto. Faz-se necessário, portanto, a padronização destes procedimentos e também o esclarecimento das funções, sempre priorizando aquilo que de fato contribua para o resultado final.

 

Estas são as sete formas de como evitar desperdícios e diminuir os custos de produção de sua empresa. 

Autor: Rafael Oliva (LinkedIn) – Gerente de Projetos

Para conhecer melhor sobre como a Ápice Consultoria Jr. pode estruturar o Lean Manufacturing em seu estabelecimento entre em contato e agende um diagnóstico gratuito!

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×