Aspectos importantes que devem ser entendidos em uma empresa
Como reduzir custos e controlar gastos
Mapear os custos de uma empresa é fazer uma gestão por processos, que auxilia o administrador a tomar decisões de maneira assertiva, segura e que oferece maximização dos resultados e consequentemente um retorno sobre investimento aplicado.
Inicialmente, para maior compreensão, é necessário entender que existe uma diferença entre custos diretos e indiretos, fixos e variáveis e como eles podem influenciar na sua receita ao final do mês.
Sendo assim, os custos diretos e indiretos são aqueles que têm relação com a produção em uma organização.
Portanto, nosso papel é encontrar todos esses valores que aumentam conforme cresce a produção.
Se os custos da empresa não forem classificados de maneira correta, o seu planejamento financeiro pode ir por água abaixo, uma vez que estes valores são a base do preço dos produtos ou serviços.
Para aprimorar ainda mais a gestão de sua empresa, um dos pontos básicos que precisam de atenção é o reconhecimento do seu custo fixo e custo variável.
Todo empreendedor deve estar atento a incontáveis aspectos como finanças, contabilidade, recursos humanos, estoques, dentre outros.
Manter tudo organizado e funcionando perfeitamente, é uma missão árdua entre os empreendedores atualmente.
Análise que o Mapeamento de Custos pode oferecer ao empreendedor
Grande parte das micro e pequenas empresas começa a crescer muito rapidamente e é muito comum que os gestores não consigam mensurar os custos e despesas reais do seu processo ou produto.
Nesse caso, alguns empreendimentos realizam vendas por preços abaixo do valor de custo de produção daquele item, gerando assim uma margem de lucratividade bem menor do que a ideal.
Para que haja um planejamento e controle correto das finanças, a contabilidade de custos é muito importante, pois através dela você é capaz de analisar os resultados e tomar uma decisão mais assertiva sobre quais custos são realmente necessários para a sua produção, podendo assim intervir antes de que a situação se agrave.
A longo prazo, ainda será possível realizar análises sobre como o preço das matérias-primas oscilou e como isso interferiu no seu preço de venda, ou mesmo sobre como a inflação incidiu sobre o negócio em questão.
Como realizar o Mapeamento dos seus custos
O mapeamento tem como primeiro passo o estudo da empresa para conhecimento dos processos de produção.
É de suma importância que todos os processos sejam devidamente mapeados.
Ou seja, todas as etapas do processo de fabricação são levadas em consideração, para entender de forma clara e simples como a empresa está operando em cada setor.
A seguir, todas as análises de dados são realizadas.
É feito uma relação de produtos e processos que geram alto custo e devem ser eliminados ou retrabalhados, ou os que geram baixo custo e devem ser mantidos.
Desse modo, o cliente terá conhecimento de quais processos agregam valor ou não ao produto final e quais os processos que podem ser otimizados para ganhar tempo na produção geral.
Por fim, planos de ação são traçados para otimizar a produção do cliente e reduzir custos.
O objetivo final é sempre aumentar a lucratividade do empreendimento.
Para isso, têm-se em vista quantos itens de um determinado produto será preciso vender para alcançar a margem de lucro ideal e desejada pelo cliente.
Aprofundamento : Case de sucesso
Quer entender melhor como funciona um mapeamento de custos na prática? Dá uma olhada no projeto que a Ápice realizou para a empresa Auratec.
Ao final do projeto, a Ápice entregou uma análise crítica detalhada dos processos, assim como as soluções propostas pela empresa.
O projeto proporcionou, ao cliente, um maior entendimento do seu negócio, possibilitando uma comunicação mais efetiva entre as áreas da empresa e maior agilidade na entrega do seu produto, impactando diretamente no dia a dia da Auratec.
Quer saber, em detalhes, como foi a execução do projeto?
Para ter acesso ao conteúdo, basta clicar aqui ou no botão azul abaixo!
Autor: Thiago Lobão – Consultor de Projetos