Estratégias de curto prazo para sobreviver e prosperar em períodos de crise

Compartilhe:

Análise Financeira como empreender na crise como vender em tempos de crise Gestão de custos Controle de custos Gestão financeira analise de indicadores financeiros

Diante do cenário em que estamos vivendo, causado pelo vírus COVID-19, muitas empresas estão mudando seus modos de operação interna para se adaptar à uma nova realidade de consumo e de convivência. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) estima que o setor do comércio e serviços tenha impacto negativo superior a R$ 100 bilhões nos próximos meses. No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar que pequenas empresas fechem as portas ou sejam gravemente afetadas pela crise.

Em um quadro de pandemia, como o que estamos vivendo, clientes evitam ir ao comércio. Mas, ainda assim, segundo especialistas, a necessidade do consumo contínua intacta, ou até mesmo maior. Diante disso, o empreendedor é totalmente responsável pela adaptação mais assertiva de sua organização. O objetivo deve ser -sempre – adequar-se aos meios de consumo para manter o faturamento ideal e a produtividade do seu negócio.

O que fazer com novos meios de comportamentos sociais?

Com impactos radicais, é inevitável que as pessoas comecem a ter novos comportamentos. Assim sendo, cria-se a necessidade de experimentar e inovar. Diante desse novo momento, temos a oportunidade de usar novas ferramentas e executar planos que já deveriam ter sido feitos anteriormente.

Em seguida vem o desafio da sua empresa em entender quais são as melhores estratégias a serem tomadas, com o intuito de suprir as defasagens do novo comportamento social adotado e de potencializar a comunicação com o público, tornando-as mais assertiva.

Um exemplo disso é o mercado online. Em razão do COVID-19, muitas empresas consolidaram um mercado, antes desconhecido, através da internet. O fato de as pessoas não saírem de casa, em virtude do isolamento social, fez com que a necessidade do consumo seja totalmente suprida por lojas virtuais.

Análise Financeira como empreender na crise como vender em tempos de crise Gestão de custos Controle de custos Gestão financeira analise de indicadores financeiros 

Quais as principais estratégias de sobrevivência em uma crise?

Para enfrentar este cenário, existem algumas estratégias a curto prazo que podem ajudar sua organização a compreender melhor como empreender na crise.

Controle de Custos

O primeiro deles é a gestão de custos. Neste momento, mais do que nunca, é fundamental traçar estratégias para reduzi-los. Afinal, quanto mais gastos a sua organização tiver, menor será sua lucratividade. Apesar de parecer um ato simples, diante de todos os benefícios que ele apresenta, cortar os custos de sua empresa não é tão fácil assim. No entanto, analisando os processos com atenção e usufruindo de uma boa gestão financeira, você perceberá diversos desperdícios provenientes da má utilização de seus recursos.

Outra ação urgente, que deve ser realizada com frequência, é a vigilância constante do fluxo de caixa. A existência de um controle íntegro sobre todo o dinheiro que entra e sai de seu negócio, bem como saber exatamente de onde vem e para onde ele vai, é fundamental para o corte de gastos supérfluos. Com a ajuda de análises de indicadores financeiros esse comando será ainda mais eficaz.

Ajustes de Produtividade

Outro ponto importante é a produtividade. É necessário analisar melhor os processos para verificar se as etapas realizadas não estão gerando a perda da produtividade. Às vezes, o que parece ser benéfico em um primeiro momento, pode estar sendo oneroso se comparado ao pouco valor agregado no final da atividade. Portanto, criar ações para alinhar todos os processos de sua organização e disseminar boas práticas de gestão é fundamental.

Inovação

A terceira estratégia é identificar novas oportunidades em sua cartela de clientes. Isso posto, a palavra principal a ser utilizada é a inovação. Tente acompanhar o ritmo comercial do seu público. Através de planos de ação, desenvolva métodos para atraí-los e aumentar a demanda do seu estabelecimento. Neste momento, não vale olhar apenas para o seu negócio. Os desejos e padrões de consumo de seus clientes também devem ser levados em conta.

Com essas dicas, temos o necessário para fazer o seu estabelecimento alcançar resultados surpreendentes. Acompanhar as tendências de mercado ordenam o sucesso do seu negócio.

Por fim, é de responsabilidade das empresas se preocupar em ofertar novas opções que se encaixam nesse estilo, oferecendo conveniência, facilidade e comodidade para quem contrata. Esse é o segredo do sucesso.

Análise Financeira como empreender na crise como vender em tempos de crise Gestão de custos Controle de custos Gestão financeira analise de indicadores financeiros

Quer descobrir como colocar essas estratégias em prática de forma profissional e assertiva? Converse conosco!

Preencha os dados na aba contato e agende um dianóstico gratuito, online e sem compromisso com a nossa equipe!

Autor: Matheus Simões (LinkedIn) – Consultor de Projetos

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×