Como a perda de produtividade durante a quarentena pode manchar a imagem da sua empresa para sempre.

Compartilhe:

3

Os desafios empreendedores em tempos de COVID-19

Não é de hoje que a alta competitividade entre as empresas do mesmo ramo está presente no cenário empreendedor. Por isso, as empresas buscam inovar e aperfeiçoar suas metodologias para proporcionar uma maior produtividade e qualidade dos seus serviços e produtos. Ou seja, buscar se destacar no mercado inserido.

Porém, o caminho para alcançar um reconhecimento no mercado saiu um pouco dos trilhos. Isto é, diante da quarentena pela qual o Brasil está passando, por conta do COVID-19, o modo de trabalho das empresas está sofrendo alterações. Agora, para continuar produzindo, a medida mais recorrente é adotar o home office.

Apesar de ser o melhor caminho a ser seguido, as consequências na produtividade da equipe são evidentes. Impactos que estão atribuídos, sobretudo, ao clima de tensão presente no mundo, diante da pandemia do COVID-19, e aos desafios e dificuldades naturais desse novo modelo de trabalho.

Quando pensamos em trabalhar em casa, já mentalizamos algumas dificuldades que poderemos enfrentar, não é mesmo? Indefinição de horários de trabalho e lazer, perda da privacidade pessoal, as diversas distrações presentes em casa e, principalmente, a procrastinação.

Portanto, é fundamental atualizar-se com o cenário inserido e compreender os impactos gerados, a fim de criar e implementar estratégias para manter o seu empreendimento produtivo e lucrativo.

produtividade no trabalho produtividade na empresa gestão de produtividade aumentar a produtividade produtividade na pratica indicadores de produtividade ferramentas de gestão comunicação interna nas empresas comunicação dentro da empresa Consequências que levam a um caminho sem volta

Apesar de uma nova dinâmica de mercado ter surgido atualmente, a alta exigência dos clientes é algo que permanece inalterado. Dessa forma, as empresas começam a encontrar dificuldades para se adequar ao cenário e não perder produtividade, buscando sempre manter a qualidade de seus produtos ou serviços.

Torna-se, então, extremamente necessário que as empresas foquem no aprendizado de novas técnicas de trabalho. É de suma importância que todos os funcionários consigam se adequar ao home office, de forma que não percam produtividade, caso contrário as empresas sofrerão sérias consequências.

Quando somos mal atendidos por uma empresa, nosso pedido chega com atraso, com baixa qualidade ou pode até mesmo acontecer de o pedido chegar errado. Sendo assim, é natural que não voltemos a comprar dessa companhia, certo? Por isso e por outras possíveis consequências, a queda de rendimento é extremamente perigosa e pode ser um caminho sem volta.

Um dos pontos negativos do home office é a indefinição de horário de trabalho, como já falado anteriormente. Isso pode acarretar longos atrasos de pedidos, o que deixa o cliente insatisfeito, podendo se tornar até mesmo um detrator da empresa.

Com a falta de uma boa gestão de rotina, os funcionários das empresas podem acabar se enrolando nas tarefas e deixando de fazer algumas. Pode ser então que pedidos deixem de ser entregues aos clientes ou que sejam entregues com uma baixa qualidade, gerando também a insatisfação do mesmo.

O caminho para o sucesso da produtividade

Segundo a pesquisa realizada pela OI , 38% dos entrevistados relataram um aumento da produtividade em home office durante a quarentena e outros 57% dizem que o rendimento se manteve.

Diante de dados bastante positivos, é normal nos perguntarmos : por que o meu empreendimento teve uma queda na produtividade? As causas podem ser diversas, mas existe um caminho a ser seguido para alcançar o sucesso.

As causas dessa queda já citamos anteriormente, como indefinição dos horários de trabalho, ausência de uma gestão de rotina, procrastinação, comunicação interna da empresa falha e falta de engajamento dos funcionários.

Para aumentar a produtividade do seu empreendimento é recomendado adotar determinadas ferramentas de gestão de processos e pessoas. O primeiro passo para saber quais ações serão mais eficientes em seu negócio é ter um diálogo com os seus funcionários e saber a perspectiva de cada um.

Entendendo um pouco mais sobre o cenário em que sua empresa se encontra, o caminho a ser seguido se torna mais curto e fácil. Dessa forma, ferramentas são adotadas de acordo com suas necessidades.

Plataformas em nuvem como Pipefy e Google Drive podem se tornar úteis para a criação e acompanhamento de uma gestão de rotina e uma forma de realizar um trabalho integrado entre seus funcionários.

Para minimizar a falta de engajamento e desmotivação dos funcionários, algumas atitudes podem ser tomadas. Pode-se criar uma gameficação como incentivo ou estimular a conversação em meios de comunicação, a fim de aumentar a interação de todos nos assuntos da empresa.

Em relação ao relacionamento com o cliente, cabe a utilização de um CRM (Customer Relationship Management). Isto é, um conjunto de práticas e estratégias focadas no relacionamento com o cliente, proporcionando uma experiência agradável no consumo do produto ou serviço prestado em seu estabelecimento.

Todas essas aplicações e várias outras são de extrema importância para alavancar a produtividade no home office. Porém, como saberemos se as medidas implementadas estão dando certo? Para isso, é necessário mensurar os resultados através de indicadores.

Se você se identifica com os problemas levantados durante esse artigo e está em busca de ajuda profissional para soluciona-los e para alavancar a sua produtividade, entre em contato conosco.

 

Autor: Caio de Aquino (Linkedin) – Consultor de projetos

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

Os 5s e suas utilidades dentro da empresa

Desvendando os Segredos dos 5S para o Sucesso Empresarial No mundo acelerado dos negócios, onde a competição é acirrada e a busca pela eficiência é