Movimento empresa júnior

O que é?

“Nossa missão é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”. Essa missão é compartilhada entre todas as empresas juniores pertencentes ao Movimento Empresa Júnior, o MEJ. A Empresa Júnior é o ponto inicial de toda rede. Seu objetivo é proporcionar que seus membros realizem seu trabalho e desenvolvam as suas habilidades, sejam elas técnicas, ou interpessoais. Diante disso, espera-se que empreendedores sejam formados, visto o grande impacto gerado pelas empresas.
Além disso, as empresas juniores estão sempre auxiliando micro e pequenas empresas a obter apoio técnico, logístico, mercadológico, administrativo e estratégico.
A Ápice, ao longo de sua história, possui um engajamento expressivo e uma participação muito ativa no Movimento. Em todos esses anos de atuação, já recebemos diversas premiações por reconhecimento do nosso trabalho. Essas premiações são feitas por instâncias que representam o MEJ de acordo com sua região. São elas: o Núcleo Central, a FEJEMG e a Brasil Júnior.

O Núcleo Central é uma instância que existe para dar apoio para as empresas juniores e iniciativas de Belo Horizonte, região metropolitana e colar metropolitano. O Núcleo traz para os jovens uma formação empreendedora, de maneira que instiga e promove essa cultura nos empresários juniores da região, por meio de eventos e estímulos que compreendem sua jornada.

Além disso, a instância também promove o desenvolvimento das EJs, por meio de um suporte personalizado e também da aceleração de iniciativas, fazendo com que elas se engajem e ganhem maturidade! Assim, expandimos nossa rede e potencializamos o alcance do Movimento trazendo mais e melhores empresas para a Rede.

A Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais, maior federação de empresas juniores do mundo, teve sua fundação em 1995. Ela é composta por jovens empreendedores e apaixonados por impactar a sociedade mineira, os quais vêm superando desafios que fazem essa instância ser o que é hoje: uma Rede comprometida em tornar Minas Gerais um estado cada vez mais empreendedor.

Ademais, as empresas federadas à FEJEMG possuem uma certificação de regulamentação, além de obterem um maior nível de maturidade perante o mercado, possuindo mais credibilidade e visibilidade nas universidades e com seus clientes.

 

FEJEMG

 

A Brasil Júnior é a instância nacional do Movimento Empresa Júnior. Ela representa e potencializa o Movimento Empresa Júnior brasileiro como agente de formação de empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país.

Um dos suportes de extrema valia oferecidos por essa instância é o Selo EJ e o Selo Federação, os quais possuem o objetivo de resguardar a rede contra problemas jurídicos e fiscais básicos, além de assegurar a preservação do conceito nacional de Empresa Júnior e a observância da Lei nº 13.267/16.

Lei das empresas Juniores

A Lei nº 13.267/16, conhecida como Lei das Empresas Juniores (EJs), completou 5 anos de existência. Esta legislação disciplina a criação e a organização das associações de estudantes que decidem empreender dentro das instituições de ensino superior.

Produtividade no trabalho, produtividade na empresa, Gestão de produtividade, aumentar a produtividade, Produtividade na prática, indicadores de produtividade, ferramentas de gestão, Comunicação interna nas empresas, Comunicação dentro da empresa.

O que diz a lei

  • A empresa júnior está vinculada a uma instituição de ensino superior e desenvolve atividades relacionadas ao campo de abrangência de pelo menos um curso de graduação;
 
  • Os estudantes associados à empresa júnior exercem trabalho voluntário;
 
  • As atividades desenvolvidas pela EJ deverão ser orientadas e supervisionadas por professores e profissionais especializados.

Selo Ej

Se sua empresa júnior é federada, logo no começo do ano já surge uma atividade importantíssima: conseguir o Selo EJ. Contudo, caso a EJ ainda pretenda se federar, este é o momento ideal para aprender tudo sobre esse processo e, desde já, adiantar os documentos necessários para a federação.

O Selo foi a alternativa de garantir que as EJs possuam o mínimo de segurança jurídica e adequação à rede. Dessa forma, ele assegura que elas estejam dentro dos padrões contábeis e infraestruturais de funcionamento. Feito isso, proporciona sustentabilidade e credibilidade perante instituições de ensino superior, clientes, parceiros e órgãos da classe.