Qual o verdadeiro panorama das micro e pequenas empresas brasileiras atualmente?
Apesar da crise financeira que assola o Brasil nos últimos anos, o número de empreendimentos continua crescendo exponencialmente. De acordo com estudos , o número de empreendedores no nosso país triplicou no período de 2008 a 2017, sendo 70% desses micro e pequenas empresas.
Dessa forma, é evidente que a grande maioria das pessoas pode abrir o seu próprio negócio, mas, quando falamos no sucesso deles, a história é um pouco diferente.
Exemplo disso é a realidade no estado mais rico do país, São Paulo, onde 1 a cada 4 empresas fecham as portas antes mesmo de completarem dois anos de existência! Um dado, de fato, chocante, não é mesmo?
Tudo isso se deve à falta de planejamento durante todo o processo de desenvolvimento, abertura e funcionamento do negócio próprio. A euforia e a falta de conhecimento técnico/de mercado implicam na falta de embasamento para a tomada de decisões diretamente relacionadas à saúde da empresa que acabam “contribuindo” para a falência dessas.
Como a falta de planejamento pode influenciar negativamente no seu negócio?
Vamos fazer um simples exercício de comparação. Imagine que vamos montar um carro a partir do zero! Provavelmente, para realizar uma tarefa tão complexa, você possui um forte interesse em ter um carro próprio além, de já possuir na sua cabeça o modelo ideal, as cores e as rodas que irão combinar entre si etc.
Onde eu quero chegar com isso? Utopicamente, muitos empreendedores acreditam que, por terem algumas ideias consolidadas em suas mentes, o seu negócio irá deslanchar e adquirir autossuficiência.
Contudo, o mercado não é tão simples e essa realidade não é o suficiente para garantir o sucesso do seu empreendimento. A realização de estudos que visam trazer embasamentos para o tomador de decisões é fundamental para prosperar e estabilizar qualquer micro e pequena empresa.
A definição de uma estrutura organizacional, a realização de um estudo de viabilidade e outros recursos se configuram como algumas opções palpáveis e estratégicas para microempreendedores.
Aplicação de um planejamento dentro do seu empreendimento
Você que possui o próprio empreendimento (ou pensa em abrir) e conseguiu se identificar em algumas das características citadas acima, já percebeu a necessidade de começar a estruturar um planejamento, não é mesmo?
Insistir em soluções tampão achando que irão garantir a autossuficiência do seu empreendimento é uma perda de tempo! Você estará desperdiçando energia, foco e dinheiro em medidas pouco concretas e eficientes no seu negócio.
O desenvolvimento de um planejamento coerente com a realidade e expectativas da sua empresa é fundamental para suas decisões futuras. Afinal, já percebemos que as chances de erro quando tomamos decisões sem embasamento são muito maiores, não é mesmo?
Esse planejamento permitirá que, não somente o tomador de decisões, mas como toda a empresa, compreenda o porquê tais medidas estão sendo propostas/executadas, qual a finalidade dos processos, onde o empreendimento pretende chegar com esse plano etc.
Um negócio que se desenvolve e tem uma equipe que entende a razão por trás desse crescimento, consegue manter o padrão e se consolidar dentro do mercado, independente do ramo em que esteja inserido.
São coisas que, muitas vezes na teoria, parecem até simples, mas na prática não muito claras e não são colocadas em prática dentro das empresas. Isso permite que os problemas também se tornem acumulativos, desencadeando uma espécie de bola de neve, cuja solução não surgirá a partir de decisões não embasadas do dia a dia.
Autor: Bernardo Lopes – Diretor de Marketing
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/bernardo-pereira-a489ab167/