Venha aprender a administrar seu dinheiro 

Compartilhe:

Primeiramente, para uma empresa atingir seu sucesso no mercado, uma ótima administração financeira é essencial. Nesse sentido, a separação entre contas pessoais e empresarias, além da estruturação de estratégias assertivas, auxiliam um negócio a atingir um lugar de destaque em relação aos concorrentes.

Ademais, por esse motivo, utilizam-se os indicadores financeiros, como o próprio nome condiz, eles são métricas de resultados. Portanto, geram informações do âmbito financeiro de uma empresa e sua análise diz respeito ao desempenho e assertividade das estratégias vigentes.

 

A partir dessa ferramenta, é possível analisar o desempenho da empresa no passado e fazer previsões para o futuro. Apesar de muito útil, é dificilmente utilizada por micro e pequenas empresas, pois sua aplicação exige tempo, conhecimento e uma boa base de dados. 


Para definir qual o melhor indicador para sua empresa, é necessário entender o nível de maturidade da gestão. Inicialmente, o mais recomendado é utilizar no máximo três indicadores e realizar analises frequentes. Por fim, trouxemos três exemplos muito utilizados na nossa empresa e que podem ser adotados no seu negócio.

 

Faturamento


Esse indicador pode ser considerado o mais básico e essencial para um empreendimento. Consiste na soma de todos os valores obtidos com venda de produtos e serviços da empresa durante um determinado período, seja ele semanal, mensal ou anual.

Vale destacar que um dos objetivos do faturamento é analisar, também, o desempenho de vendas da instituição. Com isso, é possível determinar quanto de dinheiro entra na empresa e se o caixa é suficiente. 

Além disso, dentro desse indicador existem outros tipos de faturamentos:

  • Faturamento bruto: calculado a partir da multiplicação do preço de venda do produto pelo total de unidades vendidas;
  • Faturamento líquido: calculado pela diferença entre faturamento bruto e gastos variáveis (produtos devolvidos, compras canceladas e impostos cobrados). 

 

ROI

ROI (Return Of Investment) é uma métrica para identificar o quanto a empresa é capaz de ganhar a partir do investimento feito.

A análise desse indicador permite determinar se o ganho monetário é suficiente para cobrir o gasto envolvido em certo produto e/ou recurso. Em suma, o ROI é utilizado dentro de um negócio para  que o financeiro verifique  a viabilidade financeira do investimento, ou seja, se este é capaz de gerar lucro. 

O cálculo do indicador é feito a partir da diferença entre receita e custos, divido pelos custos. O valor encontrado é o retorno esperado pelo investimento feito, se multiplicado por 100, o resultando obtido vira uma porcentagem.

 

Giro de estoque

Essa ferramenta é útil para empresas que vendem produtos físicos, pois tem como objetivo calcular a velocidade em que o inventário da instituição é renovado durante um determinado período. Além disso, essas podem  realizar a análise do tempo médio de permanência do produto no estoque .

Dessa forma, o Giro de Estoque é o resultado da divisão entre a quantidade de produtos vendidos com total de produtos no estoque. Se o resultado for menor que 1, conclui-se que no final do período houve sobra de produtos. 

Conclusão

Por meio das ferramentas demonstradas é possível concluir que os indicadores financeiros são essenciais para manter uma boa saúde financeira de uma empresa, principalmente no ano de 2022 com a retomada da economia do país.

Sendo assim, a Ápice pode te auxiliar mais a fundo no âmbito financeiro da sua empresa por meio do serviço: Gestão Financeira. Nele, conseguimos aplicar diversos indicadores e auxiliar o seu negócio no controle e organização das finanças. Para mais informações sobre como podemos ajudar o seu negócio, agende uma sessão de diagnóstico gratuita. Nossa equipe de especialistas está sempre pronta para entender sua situação e ver como podemos ajudar.

Texto de Diogo de Person (Linkedin)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

Os 5s e suas utilidades dentro da empresa

Desvendando os Segredos dos 5S para o Sucesso Empresarial No mundo acelerado dos negócios, onde a competição é acirrada e a busca pela eficiência é