Benefícios do Plano de Negócios para sua empresa

Compartilhe:

plano-de-negocios

O QUE É EXATAMENTE UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Um plano de negócio, não é nada mais nada menos do que a organização e análise de todos os processos e recursos que uma empresa pode precisar, podendo ser desenvolvido para empreendedores ingressantes no mercado, ou para quem já está no mercado a um tempo e está percebendo gargalos dos mais variáveis possíveis.

Pensando dessa forma, dentro do plano de negócios tem-se etapas bem detalhadas que visam buscar entender tudo sobre a ideia do empreendedor, como ele se posicionará no mercado em caso de uma nova empresa, ou falando de uma empresa que já existe, como ela irá operar de forma eficiente e permanecer crescendo com o passar dos anos.

 

É POSSIVEL COMEÇAR A CRIAR O SEU PLANO DE NEGÓCIOS A PARTIR DAS SEGUINTES ETAPAS:

  • Análise de mercado – Dentro dessa etapa, iremos buscar saber mais sobre os possíveis futuros clientes, quais são seus gostos e preferências, onde se localizam, onde costumam frequentar e como atendê-los de forma eficiente.
  • Pesquisa de concorrentes – Pesquisa de quem são os potenciais concorrentes do negócio, quais são os pontos fortes e fraquezas deles, onde se localizam e como operam, para que assim a empresa não fique em desvantagem em relação a eles.
  • Plano operacional – Plano de como será todo o operacional da empresa, desde o marketing para a captação do cliente, até a entrega do produto em si, com a ajuda de estudos de layout, necessidade de funcionários, insumos e utensílios.
  • Análise de cenários – Como logicamente a empresa pretende permanecer aberta e fazendo sucesso, é necessário uma análise de diferentes cenários pessimistas e otimistas que essa empresa consiga enfrentar caso precise ao longo dos anos. Assim, é possível elaborar saídas para evitar adversidades negativas e se preparar para agir em diferentes painéis.
  • Análise de fornecedores – É de suma importância obter um fornecedor de qualidade para que seja ofertado um produto que deixará o cliente final satisfeito. Dessa forma, faz-se uma análise de concorrentes.
  • Plano financeiro – Em geral, é nessa etapa que percebe-se se a ideia pode ser viável no mercado quando se fala de abrir um negócio. Com a análise da receita e de custos e despesas do negócio, é possível elaborar indicadores financeiros que mostram o desempenho financeiro da empresa.

TÁ, MAS QUAL O OBJETIVO DE TUDO ISSO?

Bom, sem setores bem organizados e estruturados não se cria uma empresa de sucesso, não é mesmo? Assim como mostra a pesquisa feita pela Unesp, 5 a cada 10 novas empresas fecham em até 5 anos. Isso se dá principalmente pela falta de planejamento e organização do empreendedor, ou até pela falta de visibilidade de uma ideia como um todo.

Muitas vezes, muitas ideias podem parecer promissoras para um negócio, mas quando colocadas em prática, a longo prazo podem desencadear sérios problemas para o negócio. Isso só fica claro quando é projetado para daqui alguns anos, sempre com ajuda de análises detalhadas e indicadores.

Em conclusão, assim como já citado, o plano de negócio tem como principal objetivo ajudar o empreendedor nas tomadas de decisões dentro ou fora do seu negócio e quais passos podem ser trilhados.

E aí? Gostou do Plano de Negócios? Venha fazer uma reunião diagnóstica gratuita de no máximo meia hora com a gente! Queremos saber mais sobre sua ideia ou sobre sua empresa!

Texto feito por Ana Flávia Alvarenga (Linkedin)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks inline
Ver todos os comentários

Veja mais

Outros posts

Os 5s e suas utilidades dentro da empresa

Desvendando os Segredos dos 5S para o Sucesso Empresarial No mundo acelerado dos negócios, onde a competição é acirrada e a busca pela eficiência é