No mercado atual, adotar boas práticas de gestão de processos é praticamente um pré-requisito para uma empresa se manter competitiva, tendo em vista que o mercado está em constante evolução e para se manter inserido nesse mercado, é necessário evoluir simultaneamente.
Isso não quer dizer aceitar todas as mudanças sugeridas no processo, mas sim, saber analisar e estar aberto às mudanças, mesmo que isso pareça difícil por acreditar que sua empresa já atinge resultados esperados, e não necessita de mudanças em seus processos e serviços.
Afinal, o que é a gestão de processos?
Gestão de processos é um conjunto de práticas que têm o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição. Para tanto, os gestores se propõem a identificar, desenvolver, documentar, monitorar e controlar os processos da companhia.
Aliás, para entendermos melhor o conceito, é fundamental pensarmos em uma definição precisa do que são os processos organizacionais. São conjuntos de atividades realizadas por pessoas ou equipamentos de uma organização. Essas atividades envolvem a transformação de insumos (entradas) para atender a um objetivo específico, de alguma forma relacionado com os resultados da empresa.
Um exemplo bem claro é o processo de produção de uma indústria, onde o insumo principal é a matéria-prima, que se transforma no produto final.
Além dos fatores citados é necessário lembrar também que com a gestão de processos ajuda a quebrar uma possível “panelinha” que existe nas empresas, onde cada equipe atua sozinha e não de forma integrada com o todo. Isso porque as pessoas começam a perceber que os processos integram várias áreas, e é preciso que o trabalho seja realizado em conjunto (e em harmonia) para que os resultados sejam obtidos.
Ademais, como a gestão de processos considera a proposta de valor do negócio, fica fácil reconhecer os fluxos que contribuem para que ela seja atingida. A partir disso, é possível estabelecer indicadores assertivos para medir a performance dessas atividades e até mesmo interpretar melhor os números que já são gerados.
Benefícios:
Dentre os vários benefícios da gestão de processos, podemos citar a rapidez e qualidade nas tomadas de decisão da empresa, uma vez que os processos e os indicadores ficarão visíveis e alinhados, sendo mais fácil tomar decisões.
Afinal, há base suficiente de informações para sustentá-las. Outro benefício obtido através da gestão de processos é um melhor aproveitamento do tempo por parte dos membros da empresa, já que os processos incluem diversas tarefas, sendo assim possível, com a gestão de processos, avaliar se elas estão sendo realizadas no tempo que deveriam, e se não estão, identificar e ajustar o que está impedindo.
Informação relevante sobre o mundo dos negócios:
Seis em cada dez empresas encerram suas atividades em cinco anos.
A taxa de sobrevivência é pequena e as razões que levam os negócios a fecharem as portas são várias. Mas, por que esse dado está sendo apresentado aqui? A resposta é a seguinte: porque a gestão de processos pode evitar que isso aconteça.
Ao otimizar os processos, a manutenção da empresa e os resultados tendem a ser bem melhores. Ao otimizar os processos, a manutenção da empresa e os resultados tendem a ser bem melhores.
Conclusão
Com as informações passadas, é possível perceber o quão importante é uma Gestão de Processos em uma empresa. A partir dele é possível ter uma organização e otimização dos processos, além de auxiliar na tomada de decisões.
Para mais informações sobre como ajudar seu negócio, agende uma reunião de diagnóstico gratuita. Essa, possui duração média de 30 minutos, e com certeza fará diferença para o futuro da sua empresa.
Texto escrito por Sávio Queiroz (linkedin)